Este é um post popular. spacecadet Postado Maio 5, 2023 Este é um post popular. Denunciar Compartilhar Postado Maio 5, 2023 Fala, rapaziada 👋 Uns dias atrás eu fiz um post aqui no fórum sobre uma IA que cria conteúdo sozinha - ela transforma vídeos longos do YouTube em shorts/reels/TikTok automaticamente - caso você não tenha visto, vale a pena conferir: Depois desse post, algumas pessoas assim como eu viram o potencial disso para a criação de canais "dark" no YouTube, e vieram me perguntar sobre, se eu rodava, etc.. Hoje, eu venho aqui trazer alguns conceitos que eu constatei e validei funcionarem nessa plataforma para desenvolver um canal de sucesso, seja um canal dark ou não. E já te adianto: não tem fórmula mágica. Não tem configuração mágica que você liga e o canal começa a dar certo. O que eu vou te passar aqui são CONCEITOS. Antes de tudo, peço o seu like nesse post pra apoiar esse conteúdo - que ninguém nunca falou sobre no fórum. Para essa explicação fazer mais sentido, eu gostaria de me apresentar e explicar de onde eu vem tudo que vou trazer aqui hoje: Meu nome é Mattos, e eu trabalho com YouTube, pra ser mais específico, com YouTubers, a aproximadamente 10 anos. Eu sou artista visual e trabalho desde o começo com a produção de thumbnails para criadores de conteúdo do mundo todo, hoje com mais de 1 bilhão de visualizações convertidas utilizando thumbnails minhas. Eu não estou falando isso pra me promover pra você. Eu estou te falando isso porque eu trabalhei por anos sem ter a menor noção do quanto o meu trabalho era importante. E além do mais, eu não vou te vender nada. Estou aqui para aprender e me desenvolver junto com todo mundo 🙂 O meu desenvolvimento real nisso, e primeiro contato com um criador de conteúdo que entendia disso foi em 2019, com o Flakes Power, criador de conteúdo de games aqui do Brasil. Até então, eu não sabia do poder que o que eu fazia tinha. Juntos eu e o Flakes descobrimos o formato exato da entrega que funcionava pro canal dele, e somado com a personalidade dele, que cativava muito o público que ele tem, nós transformamos o canal numa máquina de visualizações, e quebramos recordes com uma consistência absurda. Existem alguns pilares pra isso ter acontecido e eu vou te explicar quais são eles: 1) A Entrega Com "a entrega", eu me refiro ao título e a thumbnail. Foi um nome que eu mesmo inventei pensando que isso é o que você entrega primeiro para o espectador, e também é o que faz ele decidir se vai querer consumir o seu conteúdo ou não. Isso é a peça chave, e é o que eu me referi quando disse que "demorei muito pra entender a importância do meu trabalho". Isso é o que diferencia quem realmente dura nesse jogo e quem só passa pela plataforma. O título e a thumbnail são uma dupla que trabalham juntos com um único objetivo, que é o de convencer uma pessoa a clicar no seu vídeo. Faz sentido eu estar te falando isso primeiro? Porque é o primeiro passo. Não adianta o seu vídeo ser perfeito se você errar aqui. A relação entre o título e a thumbnail, aos meus olhos é a seguinte: A thumbnail chama a atenção do usuário enquanto ele navega pela plataforma > A thumbnail gera a curiosidade e uma vontade de saber mais sobre aquilo > O título confirma esse pensamento e adiciona algo a isso > O usuário então decide se vai ou não assistir o vídeo. Se você está aqui, a chance de você ter alguma relação com o marketing é de 99%. A thumbnail no YouTube é como se fosse o seu criativo, é aqui que você rouba ou não a atenção do seu "lead". É o seu pitch de vendas com uma imagem. O primeiro passo é chamar a ATENÇÃO. Você precisa ter em mente que o usuário está navegando em uma página cheia de pessoas que estão desesperadas pela atenção dela, assim como você. Se estima que um usuário média olhe para cada thumbnail por menos de 2 segundos, ou seja, ela precisa ser algo de leitura extremamente simples e direta, sem utilizar objetos complicados ou excesso de informação - é por isso que mais da metade das thumbnails que eu produzia pro Flakes, por exemplo, tinham como fundo somente uma graminha e um céu do jogo. O objetivo aqui é simplificar. SEMPRE. Existem inúmeras maneiras de você chamar a atenção de um usuário. Eu não vou me aprofundar muito nisso, mas vou deixar alguns exemplos. Deixo a seu cargo buscar mais e entender o porque de eles funcionarem. Mid-Action / Money Shot: Sabe quando o seu vídeo envolve algo que é uma aventura, ou talvez até mesmo algo perigoso? Uma imagem de "mid-action", ou seja, "no meio da ação", é uma única imagem, um FRAME, que capture perfeitamente aquela situação. Essas imagens capturam a atenção do usuário com uma facilidade absurda, passando toda a "loucura" do que acontece no vídeo de maneira simples e direta. Cores: Outra maneira de chamar a atenção de um possível viewer é com as cores e o contraste entre elas. Isso funciona muito bem especialmente para audiências mais infantis. Grande parte dos meus clientes sempre foi para esse tipo de audiência, então vou usar essa oportunidade pra usar thumbnails minhas de exemplo 🤣 Você consegue perceber o que acontece aqui? As thumbnails são extremamente simples, mas eu utilizei cores vivas, que contrastam entre si e chamam a atenção e o conteúdo delas gera curiosidade. O resultado? 10 milhões de views pro criador em 2 vídeos. Esses foram dois exemplos de MUITAS maneiras de se chamar a atenção de um usuário. Você também usar algo completamente estranho que o espectador nunca tenha visto antes, audience hacking utilizando a imagem de outros criadores, algo que quebre a realidade (como o "passei 50 horas enterrado do MrBeast"), entre muitas outras abordagens. Depois de chamar a atenção, você precisa construir uma relação de confiança com o usuário. Algumas maneiras simples de fazer isso são: ✅ "Roubando" audiência: incluir uma celebridade ou criador de conteúdo conhecido - isso também pode ser um produto ou marca; ✅ Branding: usar elementos únicos constantemente (no caso do Flakes, por exemplo, era o rosto dele); ✅ Pessoas: o conceito de "humanização" nos anúncios se transcreve pra cá também. O fato de simplesmente incluir um ser humano na thumbnail já faz diferença. E por último, a curiosidade: Tenha a certeza que o seu título e thumbnail juntos deixam alguma questão na cabeça da pessoa. Isso pode ser literalmente uma pergunta, ou talvez uma sequência de eventos que não tenham uma resposta já garantida, algo que quebre as expectativas, enfim, seja criativo, e acima de tudo estude o que já deu certo. Durante o ano passado, trabalhei por um período com o Shroud e um acerto legal que tivemos foi esse: O Shroud é um ex-player de CS:GO e Valorant extremamente conhecido. Ele já tinha se afastado do competitivo a um bom tempo, e estava só fazendo lives. De repente, ele voltou pro competitivo e se juntou a uma equipe. O público dele ficou simplesmente MALUCO. Eu me aproveitei disso, e bolei esse título e thumbnail que você viu ai em cima. Eu roubo a atenção das pessoas usando o rosto do Shroud, que é extremamente relevante no meio dele e utilizo níveis de saturação muito maiores nele em relação ao fundo, causando um contraste grande. Eu coloco uma pergunta no título, que é "Eu vou competir de novo?" e na thumbnail eu JÁ RESPONDO essa pergunta, com um "Sim." - porém, as pessoas QUEREM SABER MAIS. Ele vai competir, beleza, mas quando? Como? Em qual time? Em que jogo? 2) O Conteúdo Ah, o conteúdo.. quando falam sobre canais dark, normalmente vão te dizer que isso aqui não importa muito, que dá pra fazer com IA.. eu queria que fosse simples assim. Esse é o pensamento que infelizmente tem levado inúmeros YouTubers (brasileiros, pelo menos, porque lá fora o jogo é outro) "tradicionais" pra ruína. O YouTube se sofisticou muito, rapaziada. Muito mesmo. Diferente do TikTok onde o que funciona absurdamente bem é o conteúdo com baixo nível de produção e muito "natural", no YouTube a galera que vive isso de verdade trabalha a retenção dos vídeos com tanta estratégia quanto o seu funil 🤣 Uma coisa que não se diferencia muito do YouTube pro TikTok é o fato que o começo do vídeo é o mais importante de tudo. É nele onde você, pela segunda vez, precisa roubar a atenção da pessoa. É o que vai definir se ela vai dar trela pra sua história e continuar te vendo até o final. Eu poderia escrever páginas e mais páginas sobre isso, mas alguém já fez isso por nós. Recomendo absurdamente pra vocês o canal do Hillier Smith, um dos maiores editores da internet, tendo trabalhos passados com nomes como o MrBeast e Logan Paul. No canal dele ele explica exatamente o trabalho que fez e também faz breakdown de edições passadas com os YouTubers junto, explicando o pensamento completo em como o vídeo foi estruturado para tirar o máximo da retenção: Gostaria de recomendar também o The Editing Podcast, de longe o conteúdo mais rico sobre edição que existe hoje, que também é do Hillier, porém junto com com o Jordan Orme, outro gênio desse mercado. 3) Consistência e Análise dos Resultados Por último mas não menos importante, o YouTube é uma plataforma que demanda muita consistência e desenvolvimento. Poste, e poste com frequência, pelo menos 3 vídeos por semana, e busque sempre entender como o público está recebendo o seu conteúdo. Você já sabe analisar métricas no Facebook Ads e nas plataformas de anúncio por ai, aqui não é diferente. CTR tá baixo? Teste A/B de thumbnail e título, igual você faz com seus criativos. AVD (average view duration, watch time) tá baixo? Analise no gráfico de watchtime em que momento as pessoas tão abandonando o vídeo, igual você faz com sua VSL. Essas duas métricas são as principais, mas não se prenda a elas. Não existe número mágico e já vi muito vídeo com CTR e AVD ruim fazer muita view. Os melhores clientes que já atendi buscavam geralmente 11%+ de CTR e 60%+ de AVD - isso eram HORAS de revisão nos vídeos pra garantir que o que estava ali realmente era só o SUCO do conteúdo, e por vezes eu fazia 5, 6, 10 versões da mesma thumbnail antes mesmo do vídeo sair. No YouTube, ter métricas ruins não é garantia de fracasso, mas métricas boas são garantia de sucesso. O YouTube é uma plataforma que exige muito desenvolvimento que o TikTok, por exemplo. Porém, é MUITO possível dar certo e logo no começo. Na verdade, o que eu percebi ao longo do tempo, é que no começo é justamente quando o seu canal tem mais potencial de dar certo. Se você começa fazendo da maneira correta, é claro. Recentemente atendi um cliente que é dono de vários canais dark. Trabalhei junto dele em algumas thumbnails para um canal completamente novo, do 0. Esses foram os resultados dos dois primeiros vídeos: Sinta-se a vontade para pesquisar, os resultados são reais. Outro exemplo disso é o João Cury, aqui do Brasil, que teve esses resultados nos PRIMEIROS vídeos: E se você perceber, no primeiro vídeo do João ele faz algo parecido com o que eu fiz no exemplo do Shroud, acima. O título é direto ao ponto e explica o que ele está fazendo, e na thumbnail o senhor responde que "faz 15k / mês". Beleza. Ele já entregou algo, mas as pessoas ainda não estão satisfeitas. Como ele ganha esses 15k/mês? O que ele faz? Além disso, vale lembrar que esse conteúdo já foi validado e fez muito sucesso lá fora, com um criador de conteúdo chamado Daniel Mac. Isso mostra a importância de estudar o que deu certo e como isso foi aplicado, coisa que o João COM CERTEZA fez antes de começar o canal dele. Enfim, esse é um resumo MUITO resumido de como o YouTube entende o conteúdo e entrega ele. Tem muita, muita coisa que eu poderia ter aprofundado ai em cima mas não queria deixar isso aqui muito longo. Espero que isso possa ter te ajudado de alguma forma. Caso vocês tenham dúvida sobre algo específico, deixem aqui nos comentários ou sintam-se a vontade para me enviar mensagem privada. KyringaDev, brielg, Dominic Toretto e 50 outros reagiu a isso 26 24 2 1 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
thv Postado Maio 5, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Maio 5, 2023 Top demais! Trás mais conteúdos relacionados, valeu!! spacecadet reagiu a isso 1 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
ChapeleiroMalucoads Postado Maio 6, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Maio 6, 2023 BOMBA! spacecadet reagiu a isso 1 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
BatmanReverso Postado Maio 7, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Maio 7, 2023 Conteudo Toooop.... spacecadet reagiu a isso 1 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
DiasIgorSilva Postado Maio 8, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2023 No caso para utilizar a IA que cria conteudo pra shorts etc, como utilizar ela de forma monetizavel? Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Simon Ghost Riley Postado Maio 8, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2023 O cara literalmente trouxe o conteúdo PREMIUM, muito bom soldado! spacecadet reagiu a isso 1 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
victorzzx Postado Maio 8, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2023 Brabo demais mano, fazia o mesmo tipo de conteúdo um tempo atrás.. porém era melhores momentos de alguns streamers.. Eu tenho algumas perguntas: 1) Se fosse um canal de cortes, qual seria a thumb ideal para esse tipo de vídeo? 2) Vale a pena fazer thumb para Shorts? 3) Tem alguma dica para monetizar canais mais rápido? 4) Como fica o processo de verificação de identidade para monetizar o canal, caso meu conteúdo seja Dark na gringa? (em outro país). Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
tchan cuencuen Postado Maio 8, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Maio 8, 2023 Conteúdo muito bom, obrigado por compartilhar essa sabedoria desbalanceada Darlanzinn reagiu a isso 1 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
thv Postado Maio 10, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Maio 10, 2023 Em 05/05/2023 em 18:51, spacecadet disse: Fala, rapaziada 👋 Uns dias atrás eu fiz um post aqui no fórum sobre uma IA que cria conteúdo sozinha - ela transforma vídeos longos do YouTube em shorts/reels/TikTok automaticamente - caso você não tenha visto, vale a pena conferir: Depois desse post, algumas pessoas assim como eu viram o potencial disso para a criação de canais "dark" no YouTube, e vieram me perguntar sobre, se eu rodava, etc.. Hoje, eu venho aqui trazer alguns conceitos que eu constatei e validei funcionarem nessa plataforma para desenvolver um canal de sucesso, seja um canal dark ou não. E já te adianto: não tem fórmula mágica. Não tem configuração mágica que você liga e o canal começa a dar certo. O que eu vou te passar aqui são CONCEITOS. Antes de tudo, peço o seu like nesse post pra apoiar esse conteúdo - que ninguém nunca falou sobre no fórum. Para essa explicação fazer mais sentido, eu gostaria de me apresentar e explicar de onde eu vem tudo que vou trazer aqui hoje: Meu nome é Mattos, e eu trabalho com YouTube, pra ser mais específico, com YouTubers, a aproximadamente 10 anos. Eu sou artista visual e trabalho desde o começo com a produção de thumbnails para criadores de conteúdo do mundo todo, hoje com mais de 1 bilhão de visualizações convertidas utilizando thumbnails minhas. Eu não estou falando isso pra me promover pra você. Eu estou te falando isso porque eu trabalhei por anos sem ter a menor noção do quanto o meu trabalho era importante. E além do mais, eu não vou te vender nada. Estou aqui para aprender e me desenvolver junto com todo mundo 🙂 O meu desenvolvimento real nisso, e primeiro contato com um criador de conteúdo que entendia disso foi em 2019, com o Flakes Power, criador de conteúdo de games aqui do Brasil. Até então, eu não sabia do poder que o que eu fazia tinha. Juntos eu e o Flakes descobrimos o formato exato da entrega que funcionava pro canal dele, e somado com a personalidade dele, que cativava muito o público que ele tem, nós transformamos o canal numa máquina de visualizações, e quebramos recordes com uma consistência absurda. Existem alguns pilares pra isso ter acontecido e eu vou te explicar quais são eles: 1) A Entrega Com "a entrega", eu me refiro ao título e a thumbnail. Foi um nome que eu mesmo inventei pensando que isso é o que você entrega primeiro para o espectador, e também é o que faz ele decidir se vai querer consumir o seu conteúdo ou não. Isso é a peça chave, e é o que eu me referi quando disse que "demorei muito pra entender a importância do meu trabalho". Isso é o que diferencia quem realmente dura nesse jogo e quem só passa pela plataforma. O título e a thumbnail são uma dupla que trabalham juntos com um único objetivo, que é o de convencer uma pessoa a clicar no seu vídeo. Faz sentido eu estar te falando isso primeiro? Porque é o primeiro passo. Não adianta o seu vídeo ser perfeito se você errar aqui. A relação entre o título e a thumbnail, aos meus olhos é a seguinte: A thumbnail chama a atenção do usuário enquanto ele navega pela plataforma > A thumbnail gera a curiosidade e uma vontade de saber mais sobre aquilo > O título confirma esse pensamento e adiciona algo a isso > O usuário então decide se vai ou não assistir o vídeo. Se você está aqui, a chance de você ter alguma relação com o marketing é de 99%. A thumbnail no YouTube é como se fosse o seu criativo, é aqui que você rouba ou não a atenção do seu "lead". É o seu pitch de vendas com uma imagem. O primeiro passo é chamar a ATENÇÃO. Você precisa ter em mente que o usuário está navegando em uma página cheia de pessoas que estão desesperadas pela atenção dela, assim como você. Se estima que um usuário média olhe para cada thumbnail por menos de 2 segundos, ou seja, ela precisa ser algo de leitura extremamente simples e direta, sem utilizar objetos complicados ou excesso de informação - é por isso que mais da metade das thumbnails que eu produzia pro Flakes, por exemplo, tinham como fundo somente uma graminha e um céu do jogo. O objetivo aqui é simplificar. SEMPRE. Existem inúmeras maneiras de você chamar a atenção de um usuário. Eu não vou me aprofundar muito nisso, mas vou deixar alguns exemplos. Deixo a seu cargo buscar mais e entender o porque de eles funcionarem. Mid-Action / Money Shot: Sabe quando o seu vídeo envolve algo que é uma aventura, ou talvez até mesmo algo perigoso? Uma imagem de "mid-action", ou seja, "no meio da ação", é uma única imagem, um FRAME, que capture perfeitamente aquela situação. Essas imagens capturam a atenção do usuário com uma facilidade absurda, passando toda a "loucura" do que acontece no vídeo de maneira simples e direta. Cores: Outra maneira de chamar a atenção de um possível viewer é com as cores e o contraste entre elas. Isso funciona muito bem especialmente para audiências mais infantis. Grande parte dos meus clientes sempre foi para esse tipo de audiência, então vou usar essa oportunidade pra usar thumbnails minhas de exemplo 🤣 Você consegue perceber o que acontece aqui? As thumbnails são extremamente simples, mas eu utilizei cores vivas, que contrastam entre si e chamam a atenção e o conteúdo delas gera curiosidade. O resultado? 10 milhões de views pro criador em 2 vídeos. Esses foram dois exemplos de MUITAS maneiras de se chamar a atenção de um usuário. Você também usar algo completamente estranho que o espectador nunca tenha visto antes, audience hacking utilizando a imagem de outros criadores, algo que quebre a realidade (como o "passei 50 horas enterrado do MrBeast"), entre muitas outras abordagens. Depois de chamar a atenção, você precisa construir uma relação de confiança com o usuário. Algumas maneiras simples de fazer isso são: ✅ "Roubando" audiência: incluir uma celebridade ou criador de conteúdo conhecido - isso também pode ser um produto ou marca; ✅ Branding: usar elementos únicos constantemente (no caso do Flakes, por exemplo, era o rosto dele); ✅ Pessoas: o conceito de "humanização" nos anúncios se transcreve pra cá também. O fato de simplesmente incluir um ser humano na thumbnail já faz diferença. E por último, a curiosidade: Tenha a certeza que o seu título e thumbnail juntos deixam alguma questão na cabeça da pessoa. Isso pode ser literalmente uma pergunta, ou talvez uma sequência de eventos que não tenham uma resposta já garantida, algo que quebre as expectativas, enfim, seja criativo, e acima de tudo estude o que já deu certo. Durante o ano passado, trabalhei por um período com o Shroud e um acerto legal que tivemos foi esse: O Shroud é um ex-player de CS:GO e Valorant extremamente conhecido. Ele já tinha se afastado do competitivo a um bom tempo, e estava só fazendo lives. De repente, ele voltou pro competitivo e se juntou a uma equipe. O público dele ficou simplesmente MALUCO. Eu me aproveitei disso, e bolei esse título e thumbnail que você viu ai em cima. Eu roubo a atenção das pessoas usando o rosto do Shroud, que é extremamente relevante no meio dele e utilizo níveis de saturação muito maiores nele em relação ao fundo, causando um contraste grande. Eu coloco uma pergunta no título, que é "Eu vou competir de novo?" e na thumbnail eu JÁ RESPONDO essa pergunta, com um "Sim." - porém, as pessoas QUEREM SABER MAIS. Ele vai competir, beleza, mas quando? Como? Em qual time? Em que jogo? 2) O Conteúdo Ah, o conteúdo.. quando falam sobre canais dark, normalmente vão te dizer que isso aqui não importa muito, que dá pra fazer com IA.. eu queria que fosse simples assim. Esse é o pensamento que infelizmente tem levado inúmeros YouTubers (brasileiros, pelo menos, porque lá fora o jogo é outro) "tradicionais" pra ruína. O YouTube se sofisticou muito, rapaziada. Muito mesmo. Diferente do TikTok onde o que funciona absurdamente bem é o conteúdo com baixo nível de produção e muito "natural", no YouTube a galera que vive isso de verdade trabalha a retenção dos vídeos com tanta estratégia quanto o seu funil 🤣 Uma coisa que não se diferencia muito do YouTube pro TikTok é o fato que o começo do vídeo é o mais importante de tudo. É nele onde você, pela segunda vez, precisa roubar a atenção da pessoa. É o que vai definir se ela vai dar trela pra sua história e continuar te vendo até o final. Eu poderia escrever páginas e mais páginas sobre isso, mas alguém já fez isso por nós. Recomendo absurdamente pra vocês o canal do Hillier Smith, um dos maiores editores da internet, tendo trabalhos passados com nomes como o MrBeast e Logan Paul. No canal dele ele explica exatamente o trabalho que fez e também faz breakdown de edições passadas com os YouTubers junto, explicando o pensamento completo em como o vídeo foi estruturado para tirar o máximo da retenção: Gostaria de recomendar também o The Editing Podcast, de longe o conteúdo mais rico sobre edição que existe hoje, que também é do Hillier, porém junto com com o Jordan Orme, outro gênio desse mercado. 3) Consistência e Análise dos Resultados Por último mas não menos importante, o YouTube é uma plataforma que demanda muita consistência e desenvolvimento. Poste, e poste com frequência, pelo menos 3 vídeos por semana, e busque sempre entender como o público está recebendo o seu conteúdo. Você já sabe analisar métricas no Facebook Ads e nas plataformas de anúncio por ai, aqui não é diferente. CTR tá baixo? Teste A/B de thumbnail e título, igual você faz com seus criativos. AVD (average view duration, watch time) tá baixo? Analise no gráfico de watchtime em que momento as pessoas tão abandonando o vídeo, igual você faz com sua VSL. Essas duas métricas são as principais, mas não se prenda a elas. Não existe número mágico e já vi muito vídeo com CTR e AVD ruim fazer muita view. Os melhores clientes que já atendi buscavam geralmente 11%+ de CTR e 60%+ de AVD - isso eram HORAS de revisão nos vídeos pra garantir que o que estava ali realmente era só o SUCO do conteúdo, e por vezes eu fazia 5, 6, 10 versões da mesma thumbnail antes mesmo do vídeo sair. No YouTube, ter métricas ruins não é garantia de fracasso, mas métricas boas são garantia de sucesso. O YouTube é uma plataforma que exige muito desenvolvimento que o TikTok, por exemplo. Porém, é MUITO possível dar certo e logo no começo. Na verdade, o que eu percebi ao longo do tempo, é que no começo é justamente quando o seu canal tem mais potencial de dar certo. Se você começa fazendo da maneira correta, é claro. Recentemente atendi um cliente que é dono de vários canais dark. Trabalhei junto dele em algumas thumbnails para um canal completamente novo, do 0. Esses foram os resultados dos dois primeiros vídeos: Sinta-se a vontade para pesquisar, os resultados são reais. Outro exemplo disso é o João Cury, aqui do Brasil, que teve esses resultados nos PRIMEIROS vídeos: E se você perceber, no primeiro vídeo do João ele faz algo parecido com o que eu fiz no exemplo do Shroud, acima. O título é direto ao ponto e explica o que ele está fazendo, e na thumbnail o senhor responde que "faz 15k / mês". Beleza. Ele já entregou algo, mas as pessoas ainda não estão satisfeitas. Como ele ganha esses 15k/mês? O que ele faz? Além disso, vale lembrar que esse conteúdo já foi validado e fez muito sucesso lá fora, com um criador de conteúdo chamado Daniel Mac. Isso mostra a importância de estudar o que deu certo e como isso foi aplicado, coisa que o João COM CERTEZA fez antes de começar o canal dele. Enfim, esse é um resumo MUITO resumido de como o YouTube entende o conteúdo e entrega ele. Tem muita, muita coisa que eu poderia ter aprofundado ai em cima mas não queria deixar isso aqui muito longo. Espero que isso possa ter te ajudado de alguma forma. Caso vocês tenham dúvida sobre algo específico, deixem aqui nos comentários ou sintam-se a vontade para me enviar mensagem privada. Para edição de thumbs nesse sentido, somente Photoshop mesmo ou há alguma ferramenta, tipo Canva da vida, que consiga fazer esses efeitos e tal? Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
spacecadet Postado Maio 11, 2023 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2023 Em 08/05/2023 em 10:03, victorzzx disse: Brabo demais mano, fazia o mesmo tipo de conteúdo um tempo atrás.. porém era melhores momentos de alguns streamers.. Eu tenho algumas perguntas: 1) Se fosse um canal de cortes, qual seria a thumb ideal para esse tipo de vídeo? 2) Vale a pena fazer thumb para Shorts? 3) Tem alguma dica para monetizar canais mais rápido? 4) Como fica o processo de verificação de identidade para monetizar o canal, caso meu conteúdo seja Dark na gringa? (em outro país). 1) Depende muito do canal, mano. Se for de podcast, o clássico com a pessoa na thumb e alguma fala da pessoa. Isso, combinado com o título, como dei o exemplo do Shroud no post, é MUITO forte. Por exemplo, olha o corte mais visto do Flow: A thumb e o título se completam. No título tem uma pergunta, e na thumbnail ele "responde" isso - de maneira extremamente rasa, instigando o viewer a querer mais. 2) Não mano, não tem necessidade. 95%+ das views dos shorts são do próprio feed de shorts. 3) O que vai te trazer a monetização mais rápida é o watchtime, ou seja, foque em retenção. Vídeos mais longos também ajudam com isso! 4) Mesma coisa mano. Sem problema nenhum, você pode produzir conteúdo pra fora sendo do Brasil. O YouTube permite isso, o que inclusive acho muito legal. No TikTok tem que fazer uma treta absurda pra conseguir mudar a entrega pra outro país.. 21 horas atrás, vargas disse: Para edição de thumbs nesse sentido, somente Photoshop mesmo ou há alguma ferramenta, tipo Canva da vida, que consiga fazer esses efeitos e tal? Cara, eu pessoalmente recomendo o Photoshop. O conhecimento que você precisa da ferramenta em si pra criar uma thumb que converte não precisa ser muito profundo. Importa muito mais você saber como dispor as coisas e conceitos que de fato vão fazer as pessoas clicarem do que saber fazer manipulações e efeitos complicados. É lógico que o domínio da ferramenta te leva mais longe e te possibilita criar muito mais, mas te digo que com as IAs que se tem hoje (MidJourney, por exemplo) e conhecimento básico de Photoshop você já consegue criar uma thumbnail que converte. Não precisa de muito falando de conhecimento técnico. É muito mais entendimento de YouTube em si que vai te levar longe, olha a simplicidade dessas thumbs (essas acho que dava pra fazer até no Canva) e mesmo assim converteram (em um canal com 0 INSCRITOS😞 Outro exemplo seria esse aqui: A foto original era essa: Esse aqui foi o resultado final: Se você for parar pra perceber, não tem nada demais ai. O que eu fiz foi uma correção de cor pesada, e alguns efeitos de fumaça e queimado - que ajudam a criar esse clima de "struggle". Porém combinado com um bom título, e o texto adicional na thumb, o resultado foi muito bom: weverton, thv, Lokão69 e 1 outro reagiu a isso 4 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
thv Postado Maio 11, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Maio 11, 2023 6 horas atrás, spacecadet disse: 1) Depende muito do canal, mano. Se for de podcast, o clássico com a pessoa na thumb e alguma fala da pessoa. Isso, combinado com o título, como dei o exemplo do Shroud no post, é MUITO forte. Por exemplo, olha o corte mais visto do Flow: A thumb e o título se completam. No título tem uma pergunta, e na thumbnail ele "responde" isso - de maneira extremamente rasa, instigando o viewer a querer mais. 2) Não mano, não tem necessidade. 95%+ das views dos shorts são do próprio feed de shorts. 3) O que vai te trazer a monetização mais rápida é o watchtime, ou seja, foque em retenção. Vídeos mais longos também ajudam com isso! 4) Mesma coisa mano. Sem problema nenhum, você pode produzir conteúdo pra fora sendo do Brasil. O YouTube permite isso, o que inclusive acho muito legal. No TikTok tem que fazer uma treta absurda pra conseguir mudar a entrega pra outro país.. Cara, eu pessoalmente recomendo o Photoshop. O conhecimento que você precisa da ferramenta em si pra criar uma thumb que converte não precisa ser muito profundo. Importa muito mais você saber como dispor as coisas e conceitos que de fato vão fazer as pessoas clicarem do que saber fazer manipulações e efeitos complicados. É lógico que o domínio da ferramenta te leva mais longe e te possibilita criar muito mais, mas te digo que com as IAs que se tem hoje (MidJourney, por exemplo) e conhecimento básico de Photoshop você já consegue criar uma thumbnail que converte. Não precisa de muito falando de conhecimento técnico. É muito mais entendimento de YouTube em si que vai te levar longe, olha a simplicidade dessas thumbs (essas acho que dava pra fazer até no Canva) e mesmo assim converteram (em um canal com 0 INSCRITOS😞 Outro exemplo seria esse aqui: A foto original era essa: Esse aqui foi o resultado final: Se você for parar pra perceber, não tem nada demais ai. O que eu fiz foi uma correção de cor pesada, e alguns efeitos de fumaça e queimado - que ajudam a criar esse clima de "struggle". Porém combinado com um bom título, e o texto adicional na thumb, o resultado foi muito bom: Top cara! Essa frase aqui resume tudo... tudo!! "Importa muito mais você saber como dispor as coisas e conceitos que de fato vão fazer as pessoas clicarem do que saber fazer manipulações e efeitos complicados." Você tem alguma direção para nos dizer como seguir esses conceitos? O post que voce fez já ajuda muito.... mas teria algo a mais? indica algum curso, treinamento ou algo assim? Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
victorzzx Postado Maio 15, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Maio 15, 2023 Em 11/05/2023 em 19:57, vargas disse: Top cara! Essa frase aqui resume tudo... tudo!! "Importa muito mais você saber como dispor as coisas e conceitos que de fato vão fazer as pessoas clicarem do que saber fazer manipulações e efeitos complicados." Você tem alguma direção para nos dizer como seguir esses conceitos? O post que voce fez já ajuda muito.... mas teria algo a mais? indica algum curso, treinamento ou algo assim? Muito bom mano! Esses dias estava analisando minhas métricas no Youtube, e realmente percebi que vídeos mais longos traz mais monetização, sendo assim, vou começar a dividir entre vídeos longos e curtos, pois vídeos curtos são fáceis de fazer. PRECISO DE AJUDA EM UMA QUESTÃO! Como você fez essa correção de cor? Pois parece que ficou mais nítido e com uma qualidade muito maior. Você pode passar um preset parecido? Utiliza o Câmera Raw? Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Soucost Postado Maio 19, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Maio 19, 2023 Em 05/05/2023 em 18:51, spacecadet disse: Recomendo absurdamente pra vocês o canal do Hillier Smith, um dos maiores editores da internet, tendo trabalhos passados com nomes como o MrBeast e Logan Paul. Recomenda algum canal ou podcast em português? Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Lokão69 Postado Agosto 26, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 26, 2023 Conteúdo muito bom Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Malcon Postado Dezembro 9, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 9, 2023 Que texto massa!Uma verdadeira aula. Obrigado por dividir esse ouro com a rataria. Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Posts Recomendados