Sr. Contingência Postado Dezembro 12, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 12, 2023 "O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS QUE REPETIMOS DIA APÓS DIA" E se eu te falasse que tomar uma casquinha de sorvete dos bobs recheada com nutella fez eu criar o hábito de treino no mínimo 5 vezes na semana de forma consistente. Eu admito que isso possa parecer a coisa mais bizarra do mundo 😂 Como que um dos piores alimentos do mundo pode ter acabado com minha preguiça fazendo eu levantar meu rabo da cadeira e caminhar quase 1h todos os dias para ir à academia? Eu, como a maioria das pessoas tive uma fase com uma baita dificuldade em sair do meu conforto para ir praticar qualquer atividade física. A procrastinação é um problema que afeta muitas pessoas, muitas vezes deixando tarefas difíceis e altamente importantes para trás. É muito fácil ficar preso em um ciclo de procrastinação, adiando as coisas até que se tornem urgentes, mas não precisa ser assim. Uma maneira eficaz de superar a procrastinação é usar recompensas como incentivo para concluir tarefas difíceis. Hoje eu vou te explicar como uma casquinha de baunilha recheada com nutella fez com que eu largasse minha vida sedentária pra alguém viciado em academia 👀 👇 Por que procrastinamos? Antes de falarmos sobre como eu superei a procrastinação, é importante entender por que procrastinamos em primeiro lugar. Existem muitas razões pelas quais procrastinamos, incluindo medo do fracasso, falta de motivação, tarefas desagradáveis, falta de habilidades ou simplesmente falta de energia. Independentemente da razão, a procrastinação pode levar a uma série de problemas, incluindo estresse, ansiedade e baixa autoestima. Além disso, adiar tarefas pode afetar negativamente nossa produtividade e nos impedir de alcançar nossos objetivos que tanto almejamos. Hackeando seu sistema de recompensa Uma das maneiras mais eficazes de superar a procrastinação é usar recompensas como incentivo para concluir tarefas difíceis. As recompensas podem ser qualquer coisa que você queira, desde algo simples como uma casquinha de sorvete até algo mais significativo como uma viagem com sua namorada. A ideia por trás dessa técnica é que, ao estabelecer uma recompensa para si mesmo, você cria uma motivação adicional para concluir a tarefa. Quando você conclui a tarefa, é recompensado com algo que te da prazer, o que ajuda a fortalecer a conexão entre a conclusão da tarefa e a sensação de prazer ou satisfação [ Da mesma forma funciona para vícios ] Por exemplo, imagine que você está querendo voltar pra academia mas não consegue sair de casa um dia da semana sequer pra ir treinar. Em vez você ficar adiando a tarefa, estabeleça uma recompensa a si mesmo para dar apenas o proximo passo. Não, você não vai dar essa recompensa apenas quando finalizar um projeto de 3/6 meses por exemplo, mas sim ao realizar apenas o proximo passo! É ele que queremos, pequenos passos diários, pequenas recompensas diárias, quando você menos esperar você viciou em fazer aquela determinada atividade. E claro, você pode dar a si mesmo recompensas maiores ao ir uma semana consecutiva, 3 meses, 6 meses… É só pensar e adaptar em qualquer situação da sua vida Mas lembre-se, Pequenos passos - pequenas recompensas Grandes passos - grandes recompensas A partir desse momento, sempre que estiver trabalhando em algum projeto, você terá a recompensa em mente, o que tornará mais fácil continuar trabalhando, mesmo quando estiver cansado ou desmotivado. Além disso, as recompensas podem ajudar a tornar as tarefas difíceis mais agradáveis. Quando estamos enfrentando uma tarefa que não gostamos, é fácil ficar desmotivado e deixá-la de lado. Mas quando há uma recompensa envolvida, podemos encontrar maneiras de tornar a tarefa mais agradável. Por exemplo, se você estiver limpando sua casa, organizando suas roupas, pode decidir que ao terminar irá relaxar e pedir algo pra comer que tanto gosta. Como aplicar essa técnica hoje Agora que você entendeu como a técnica de recompensas funciona, é hora de aplicá-la em sua rotina. Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso: Escolha uma recompensa significativa: para que essa técnica funcione, a recompensa deve ser algo que você gosta e que esteja relacionado com a tarefa que você está tentando concluir. Por exemplo: se você está trabalhando em um projeto no trabalho, a recompensa pode ser uma folga no próximo fim de semana. Ou se você está com dificuldade em ir pra academia, a recompensa pode ser comer algo que você goste a vontade sem ficar se culpando. Estabeleça metas realistas: é importante estabelecer metas realistas para que a técnica de recompensas seja eficaz. Se você definir metas impossíveis de alcançar, acabará se desmotivando e desistindo. Eu mesmo fazia um treino e logo após já comia a casquinha na volta, era bem facil concluir e a recompensa era imediata, isso fazia com que quisesse essa recompensa mais e mais vezes. ( Depois que eu adquiri o hábito de treinar fui deixando a casquinha de lado automaticamente ) Escreva suas metas e recompensas: para ajudar a manter o foco, é importante escrever suas metas e recompensas em algum lugar visível. Isso pode ser em um quadro, papel na parede, caderno ou em qualquer aplicativo do celular. Certifique-se de que as metas e recompensas estejam claramente definidas e fáceis de ver. Entendendo como funciona A técnica de recompensas é eficaz porque ajuda a fortalecer a conexão entre a conclusão da tarefa e a sensação de prazer ou satisfação. Quando você estabelece uma recompensa para si mesmo, cria um incentivo adicional para concluir a tarefa. Quando a tarefa é concluída, você é recompensado com algo que valoriza, o que ajuda a reforçar essa conexão. Além disso, a técnica de recompensas ajuda a tornar as tarefas difíceis menos intimidantes. Quando há uma recompensa envolvida, podemos encontrar maneiras de tornar a tarefa mais tranquila e menos estressante. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse que muitas vezes acompanham tarefas difíceis. Aplica e testa, tudo é teste! Nada é regra, o que funciona pra mim pode não funcionar pra você. É uma técnica simples e fácil de implementar, que pode ajudar a aumentar a motivação e a produtividade. Ao definir metas realistas e estabelecer recompensas significativas, você pode criar um sistema de incentivos que o ajudará você manter constância nas suas atividades Lembre-se de que a técnica de recompensas não é uma solução mágica para a procrastinação. É apenas uma ferramenta que pode ajudá-lo a se motivar e a concluir tarefas difíceis. Além disso, é importante encontrar maneiras de lidar com as causas mais profundas da procrastinação, como o medo do fracasso, a falta de confiança ou o perfeccionismo. Portanto, deixe de experimentar diferentes técnicas e estratégias para encontrar o que funciona melhor para você. As vezes com uma simples tecnica, você pode superar a procrastinação e finalmente alcançar aquele objetivo que tanto queria. E lembre-se de que, a melhor recompensa é simplesmente a sensação de realização e orgulho por ter concluído algo que parecia difícil ou impossível. TMJ RATARIA ,SOLTA O LIKE E DEIXA SEU COMENTÁRIO PRA MAIS POSTS COMO ESSE ❤️ Gatsby, pcsruphe, KiNGXXt e 2 outros reagiu a isso 3 2 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
storn.maju Postado Março 23, 2024 Denunciar Compartilhar Postado Março 23, 2024 Caramba, mané casquinha recheada com Nutella virar incentivo pra malhar é nova pra mim kkkk mas olha, a ideia de recompensa imediata faz sentido. A galera geralmente pensa em recompensa a longo prazo e esquece que o cérebro curte um agrado instantâneo. A técnica de dar uma recompensa por cada passo dado é uma boa pra quem tá sempre empurrando as coisas com a barriga e deixando pra amanhã. Vou tentar aplicar isso no meu trampo e quem sabe até nos estudos, pq olha... tá punk manter o foco. E se rolar, partiu casquinha depois do treino, sem culpa nenhuma! 😂🍦 Sr. Contingência reagiu a isso 1 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Lucaxdrop Postado Junho 15, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Junho 15, 2025 Como vc escolhe as recompensas pra não acabar sabotando o objetivo principal? Tipo, no caso da casquinha, como não cair na tentação de exagerar? Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
zerosub Postado Julho 28, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Julho 28, 2025 Como vc escolhe a recompensa certa pra não acabar se sabotando? Tipo, como evitar exagerar e transformar isso em outro problema? Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
5apgobo9alubdig Postado Abril 4 Denunciar Compartilhar Postado Abril 4 Essa estratégia de usar pequenas recompensas pra enganar o cérebro é genial. Transformar algo que parece uma obrigação chata em um hábito com incentivo imediato faz mta diferença. Tipo, começar pelo "só hoje" já ajuda a criar consistência e depois vira automático. Maneiro como vc foi largando a casquinha aos poucos, mostra que o foco realmente muda com o tempo. Acho que o mais difícil é escolher uma recompensa que não vire outro problema, tipo um vício ou algo que atrapalhe no objetivo final. Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
OnlineOlimpo Postado Abril 8 Denunciar Compartilhar Postado Abril 8 Essa parada de usar recompensa pra enganar o cérebro é muito boa. É tipo um hack pra driblar a preguiça e a procrastinação. O lance de começar com algo simples, tipo a casquinha, e depois ir criando o hábito é muito estratégico. Pequenos passos mesmo, porque se for esperar motivação eterna, esquece! Acho que o mais desafiador é escolher uma recompensa que não vire um problema maior, tipo exagerar no sorvete e virar outro vício. Maneiro como o foco muda com o tempo, e a recompensa inicial nem faz falta depois. Vou testar isso pra organizar umas pendências aqui. Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
MarketingMestre Postado Agosto 13 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 13 Como vc escolhe as recompensas pra não acabar criando outro hábito ruim? Tipo, como vc balanceou isso no começo? Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Posts Recomendados