Ir para
  • -1

Teste de Criativos

ROBOZAO

Pergunta

Fala galera!

Como vocês fazem para validar os criativos quando tem muitas opções?

Estou subindo o meu primeiro PLR e fiz 8 modelos diferentes de criativos (imagens) para testar. 

Imagino que se colocar todas as imagens no mesmo conjunto, o face não vai distribuir igualmente o orçamento e posso perder um criativo foda.

Pensei em usar 1 imagem por conjunto, mas tenho pouca verba para esse projeto.

Tem alguma outra alternativa?

Link para o comentário

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Cara, acredito que se vc configurar CBO no conjunto não tem essa parada de "perder criativo foda", pois se a proposta do conjunto é conversão e aquele criativo realmente vender o facebook vai notar isso e vai investir mais caixa nele. Mas é importante notar que o CBO demora de 2/3 dias para conseguir ter inteligência suficiente para encontrar os melhores anúncios para investir, e também pode ser que a inteligência erre, então possui essas variáveis, mas ainda assim recomendaria vc começar nessa primeira fase com CBO

Em relação à número de conjunto / criativo, cara se você não quer colocar todos os anúncios ativados num conjunto faz o seguinte: Você sobe TODOS os criativos, mas vai subir alguns DESATIVADOS, enquanto outros vão estar ativados.

Exemplo, se você quer fazer uma estrutura 1-2-3, você vai subir 3 criativos ATIVADOS num conjunto, e os outros você vai deixar desativado, se algum anúncio que está ativado está performando mal você desliga ele e ativa um novo. O bom disso é que o criativo novo que você vai ativar ainda vai possuir a inteligência do conjunto, pois mesmo que ele esteja desativado ele ainda está no conjunto, então a inteligência do mesmo não vai ser algo do 0, é como se você tivesse ativando um anúncio apenas com o criativo diferente, porém a inteligência do anúncio continua a mesma daquele que estava ativado antes, entendeu?

E como você não quer testar os 8 de uma vez vc define quantos quer testar por conjunto, deixa esses ativados e os outros desativados, conforme a campanha for passando os dias você vai desativando alguns anúncios e ativando outros.

Link para o comentário
  • 0
8 horas atrás, JonasMartins disse:

Eu sempre faço teste em ABO - 1-1-1 (depois de ter validado o público)

Vai depender do tanto de verba que você tem pra testar.

Outra dica é você usar os criativos dinâmicos. Assim você consegue testar vários ao mesmo tempo. 

O que é criativo dinâmico?

Link para o comentário
  • 0

Gosto de testar no ABO alocar 1$ por criativo dentro de cada conjunto, por isso não testo muitos de uma vez (para otimizar a verba por conjunto). Pra mim essa coisa de "fatias de públicos" é muito real, então gosto de ter infinitos conjuntos (pra lateralizar e testar públicos - maior parte das vezes abertos - ) e gastando pouco por conjunto... então vamos lá, na prática fica mais ou menos assim:

• 3~5 criativos por teste
  • Uma campanha 1 - 10 (quanto mais melhor) conjuntos segmentando apenas gênero e idade -> para 3 ads por exemplo = R$18 aprox. por conjunto
  • Outra campanha para instruir o pixel e testar alguns interesses 1 - X conjuntos quiser, segmentando gênero e idade + testando um interesse em cada conj. -> mesmos ads e verba por conjunto da campanha aberta

Quando o orçamento para os testes era reduzido eu preferia testar menos criativos (e buscar ser mais assertivo neles consultando adspys) do que diminuir a lateralização dos conjuntos... mas vai de vc. Pq fazendo assim (testando menos ads por vez), com um único criativo por conjunto por exemplo, podemos alocar R$6 em cada conjunto e duplicar muuuuito mais. Se tiver 2, já é R$12 por conjunto... e por aí vai.

Link para o comentário
  • 0
13 horas atrás, JonasMartins disse:

Eu sempre faço teste em ABO - 1-1-1 (depois de ter validado o público)

Vai depender do tanto de verba que você tem pra testar.

Outra dica é você usar os criativos dinâmicos. Assim você consegue testar vários ao mesmo tempo. 

Nunca testei imagem com criativo dinâmico, vou pesquisar sobre.

13 horas atrás, Blessed disse:

Cara, acredito que se vc configurar CBO no conjunto não tem essa parada de "perder criativo foda", pois se a proposta do conjunto é conversão e aquele criativo realmente vender o facebook vai notar isso e vai investir mais caixa nele. Mas é importante notar que o CBO demora de 2/3 dias para conseguir ter inteligência suficiente para encontrar os melhores anúncios para investir, e também pode ser que a inteligência erre, então possui essas variáveis, mas ainda assim recomendaria vc começar nessa primeira fase com CBO

Em relação à número de conjunto / criativo, cara se você não quer colocar todos os anúncios ativados num conjunto faz o seguinte: Você sobe TODOS os criativos, mas vai subir alguns DESATIVADOS, enquanto outros vão estar ativados.

Exemplo, se você quer fazer uma estrutura 1-2-3, você vai subir 3 criativos ATIVADOS num conjunto, e os outros você vai deixar desativado, se algum anúncio que está ativado está performando mal você desliga ele e ativa um novo. O bom disso é que o criativo novo que você vai ativar ainda vai possuir a inteligência do conjunto, pois mesmo que ele esteja desativado ele ainda está no conjunto, então a inteligência do mesmo não vai ser algo do 0, é como se você tivesse ativando um anúncio apenas com o criativo diferente, porém a inteligência do anúncio continua a mesma daquele que estava ativado antes, entendeu?

E como você não quer testar os 8 de uma vez vc define quantos quer testar por conjunto, deixa esses ativados e os outros desativados, conforme a campanha for passando os dias você vai desativando alguns anúncios e ativando outros.

Curti, vou colocar todos no mesmo conjunto e ir ativando/desativando conforme o desempenho. Valeu!

4 horas atrás, Zuckinho disse:

Gosto de testar no ABO alocar 1$ por criativo dentro de cada conjunto, por isso não testo muitos de uma vez (para otimizar a verba por conjunto). Pra mim essa coisa de "fatias de públicos" é muito real, então gosto de ter infinitos conjuntos (pra lateralizar e testar públicos - maior parte das vezes abertos - ) e gastando pouco por conjunto... então vamos lá, na prática fica mais ou menos assim:

• Uma campanha 1 - 10 (quanto mais melhor) conjuntos segmentando apenas gênero e idade -> para 3 ads por exemplo = R$18 aprox. por conjunto
  • Outra campanha para instruir o pixel e testar alguns interesses 1 - X conjuntos quiser, segmentando gênero e idade + testando um interesse em cada conj. -> mesmos ads e verba por conjunto da campanha aberta

Quando o orçamento para os testes era reduzido eu preferia testar menos criativos (e buscar ser mais assertivo neles consultando adspys) do que diminuir a lateralização dos conjuntos... mas vai de vc. Pq fazendo assim (testando menos ads por vez), com um único criativo por conjunto por exemplo, podemos alocar R$6 em cada conjunto e duplicar muuuuito mais. Se tiver 2, já é R$12 por conjunto... e por aí vai.

Também acredito nas fatias de público, por isso gosto de testar vários conjuntos com o mesmo publico haha

Link para o comentário
  • 0
Em 15/07/2022 em 16:54, Rajh disse:

atualmente eu estou testando criativos no modelo que o ferini passou seria 6 conjuntos 3 de interesse 3 abertos com 5 criativos por conjunto imagens diferentes mesma copy

Também estou seguindo o mesmo modelo. Você ativa o criativo dinâmico em todos os conjuntos dai né ?

Link para o comentário
  • 0
Em 15/07/2022 em 16:54, Rajh disse:

atualmente eu estou testando criativos no modelo que o ferini passou seria 6 conjuntos 3 de interesse 3 abertos com 5 criativos por conjunto imagens diferentes mesma copy

Deu certo mano, o FB não  gasta tudo em um só n?

Em 15/07/2022 em 17:10, Zurguebeck disse:

Mano, e pra teste de público tu mantém 6$ ou joga já metade do valor do CPA por 2 dias?

Link para o comentário
  • 0
2 horas atrás, oroileao disse:

Deu certo mano, o FB não  gasta tudo em um só n?

Mano, e pra teste de público tu mantém 6$ ou joga já metade do valor do CPA por 2 dias?

Pra testar os interesses já com os criativos vencedores em mãos pode brincar mais com o orçamento sim. Metade do CPA por 2 dias como sugeriu aí é uma boa.

Link para o comentário
  • 0
Opa, blz? Então, saca só, se tu botar CBO no conjunto, essa parada de "perder criativo foda" não rola tanto, pq se o criativo tá vendendo, o face percebe e manda mais verba pra ele. Só que ó, CBO demora uns 2/3 dias pra pegar no tranco e começar a sacar quais anúncios investir, e às vezes ele erra, então tem essas variáveis. Mas ainda assim, eu acho que vale a pena tu começar com CBO. Sobre a quantidade de criativos por conjunto, se tu não quer ativar tudo de uma vez, faz assim: sobe todos os criativos, mas deixa alguns desativados e outros ativados. Tipo, se tu quer testar 3 criativos de boa, ativa 3 num conjunto e os outros deixa quietinhos lá desativados. Se algum dos ativos não tiver rendendo, tu desliga ele e ativa outro. O legal é que o criativo novo vai aproveitar a inteligência do conjunto, pq ele já tava lá, só tava off. Então é como se tu trocasse só o criativo, mas a mente do anúncio é a mesma do que tava antes, sacou? Eu curto fazer teste em ABO depois de validar o público. Vai muito do quanto tu tem pra investir tbm. E uma dica massa é usar criativos dinâmicos, dá pra testar vários ao mesmo tempo. E aí, se tu quer economizar, testa menos criativos de uma vez e foca em ser mais certeiro neles, olhando uns adspys antes de escolher. Assim dá pra tu espalhar melhor a verba em mais conjuntos sem gastar demais em cada um. E aí, curtiu a ideia? Faz um teste aí e depois conta como foi!
Link para o comentário
Atenção: Este conteúdo tem mais de 6 meses desde que foi postado. Verifique se o método ensinado nele ainda é válido para os dias atuais.
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não permitimos. Caso esteja tentando publicar seu número de WhatsApp, lembre-se que isso é proibido expor no Fórum.
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...