Ir para
  • -1

Como validar um criativo?

Mayone Rener

Pergunta

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Com pouco orçamento?

Eu faço 1-5-5 (com o mesmos 5 criativos em todos os outros conjuntos) ou 1-5-2 (com 2 criativos diferentes por conjunto) e o teste em ABO. Segmentação toda aberta nos conjuntos (segmento só o sexo e idade compradora se necessário)

Não gosto de rodar com pouco orçamento, mas se fosse fazer, deixaria rodar por mais tempo 3-5 dias e usaria a otimização para Initiate checkout (assim eu constato se o criativo tem muito IC ele é relevante ao público)

Quanto a métricas, olho primeiramente se saiu venda com lucro no criativo. Se não... observo CTR de link de cada criativo e o custo por IC. Se o CTR estiver acima de 3% e o custo por IC baixo, mesmo sem venda eu levo esse ou os demais criativos para o teste de públicos.

Editado por Luis Silva
Link para o comentário
  • 0
1 hora atrás, Mayone Rener disse:

Galera como validar um criativo com pouco orçamento? Vou subir minha primeira campanha  e ainda não sei ver as métricas!

Olá.

Valor abaixo de R$20 em um conjunto diário, vai demorar MT conseguir algo.

A forma que nosso amigo disse acima funciona também para ter uma boa base de análise.

Mas eu discordo.

Na minha concepção teria que dar o mesmo orçamento para todos para ver qual criativo irá performance melhor. 

Se você usar 1-5-5

Desses 5 criativos o Facebook vai decidir qual será o melhor criativo. 

E as vezes o criativo que Facebook acha relevante as vezes não é 

Por isso uso uma estrutura de 1-5-1

Cada conjunto com um criativo diferente. 

5 conjuntos orçamento de R$ 20 no mínimo.

Aí todos os criativos vão receber igualmente 20 reais e poderia trazer o resultado máximo de cada um.

(Não sendo da maneira que voce deixa na responsabilidade do Facebook para ele dar R$7 para um criativo, R$10 para outro, 15 para outro... quem tem mais... entrega mais)

Espero que tenha te ajudado...

Não esqueça de curtir

e me conhecer mais me seguindo.. 

https://instagram.com/danielribei.ro

Link para o comentário
  • 0
55 minutos atrás, danielribeiro disse:

Olá.

A forma que nosso amigo disse acima funciona também para ter uma boa base de análise.

Mas eu discordo.

Na minha concepção teria que dar o mesmo orçamento para todos para ver qual criativo irá performance melhor. 

Se você usar 1-5-5

Aí todos os criativos vão receber igualmente 20 reais e poderia trazer o resultado máximo de cada um.

(Não sendo da maneira que voce deixa na responsabilidade do Facebook para ele dar R$7 para um criativo, R$10 para outro, 15 para outro... quem tem mais... entrega mais)

Não esqueça de curtir

Concordo com isso irmão, com essa estrutura tu isola as variáveis e não deixa na mão do Facebook pra distribuir a verba em Ads de forma desigual, já tive casos de descartar um criativo muito bom que testei dps, só pq o Facebook não colocou verba nele, CPA ficou altissimo, dps passei a testar em 1-5-1 e tive um controle bem maior de CPA.

Esse é nome do jogo no tráfego direto: Controle de CPA. Se tu domina isso e utiliza todos os artifícios possíveis pra ter esse controle na sua mão, melhor serão os seus resultados!

Link para o comentário
  • 0
1 hora atrás, danielribeiro disse:

Olá.

Mas eu discordo.

Se você usar 1-5-5

Não esqueça de curtir

Assim mano, eu acho que o intuito dele de fazer 1-5-5 é fazer com que todos os criativos passe pelas mesmas 5 amostragem de público, pois 1-5-1 é algo que você vai testar um criativo em amostragem de públicos diferentes, mas uma maneira que eu gosto de fazer também é : 5-5-1

5 campanhas = 5 criativos

5 conjuntos = 5 fatias de publico

Link para o comentário
  • 0
1 hora atrás, Maycon disse:

Assim mano, eu acho que o intuito dele de fazer 1-5-5 é fazer com que todos os criativos passe pelas mesmas 5 amostragem de público, pois 1-5-1 é algo que você vai testar um criativo em amostragem de públicos diferentes, mas uma maneira que eu gosto de fazer também é : 5-5-1

5 campanhas = 5 criativos

5 conjuntos = 5 fatias de publico

Sim, eu entendo completamente o pensamento dele...

Eu já praticava dessa maneira.

Mas se você pensar um pouco mais, percebera que você esta perdendo dados valiosos.

se eu entregar para o Facebook 1-5-5.

Facebook tome 5 criativos e entregue verba entre esse 5...

Facebook vai entregar como ele acha melhor, mas oque ele acha melhor não é o melhor, vai por mim.

C1 ganha R$50

C2 ganha $25

C3 ganha R$8

C4 ganha R$5

C5 ganha R$11

Desses 5 criativos quem vai me trazer mais resultados em um conjunto ?

o que ganhou mais verba, não estou dando chance para os outros criativos performarem melhor...

Diferença de publico existe ? ate pode...

mas o teste e de CRIATIVO man...

exclua variáveis...

e analise métricas...

PUC > IC> CTR > CPC.

Controle você seu teste de criativos, não de para o Facebook decidir oq e melhor.

Obs: agora a pouco... recebi retorno de um teste meu...

1-7-1

R$20

2 criativos me deram vendas...

se eu deixasse na mão do Facebook talvez apenas um deles vendessem...

Link para o comentário
  • 0
37 minutos atrás, danielribeiro disse:

Sim, eu entendo completamente o pensamento dele...

Eu já praticava dessa maneira.

Mas se você pensar um pouco mais, percebera que você esta perdendo dados valiosos.

se eu entregar para o Facebook 1-5-5.

Facebook tome 5 criativos e entregue verba entre esse 5...

Facebook vai entregar como ele acha melhor, mas oque ele acha melhor não é o melhor, vai por mim.

C1 ganha R$50

C2 ganha $25

C3 ganha R$8

C4 ganha R$5

C5 ganha R$11

Desses 5 criativos quem vai me trazer mais resultados em um conjunto ?

o que ganhou mais verba, não estou dando chance para os outros criativos performarem melhor...

Diferença de publico existe ? ate pode...

mas o teste e de CRIATIVO man...

exclua variáveis...

e analise métricas...

PUC > IC> CTR > CPC.

Controle você seu teste de criativos, não de para o Facebook decidir oq e melhor.

Obs: agora a pouco... recebi retorno de um teste meu...

1-7-1

R$20

2 criativos me deram vendas...

se eu deixasse na mão do Facebook talvez apenas um deles vendessem...

Entendi, realmente faz sentido, então eu acho que um dos melhores jeitos visando a fatia de público e para que o orçamento não se dívida, fazer 5-5-1, como eu tinha mencionado

Link para o comentário
  • 0
6 horas atrás, Mayone Rener disse:

Galera como validar um criativo com pouco orçamento? Vou subir minha primeira campanha  e ainda não sei ver as métricas!

Fala irmão,

Depende do seu orçamento, o ideal é você rodar uns 100 reais nele no mínimo para uma validação mais precisa, tipo:

Na estrutura 1-1-3 ou até 1-1-5 , o mais indicado é que seja 1-1-3...você irá colocar 50 reais em ABO e testar por 2 dias, ao final você terá o seu criativo campeão.

Com prioridade naquele que saiu venda(capricha no criativo logo de cara que aumentará as chances de venda), mas lembrando que o intuito aqui é de testar criativo, achar o campeão para depois fazer teste de público com ele e achar sua campanha ideal para escalar, então não fique desanimado se não sair venda, é super normal.

Depois analisa o seu CTR, aquele que tiver melhor será o seu criativo campeão, aquele que usará para achar o público e segmentação campeã para escalar e ter bons resultados.

Lembrando que teste de criativo nunca deve parar, toda semana coloque testes de criativos na ativa e vai sempre escalando suas campanhas com novos criativos campeões.

Agora caso tenha pouca verba, ache um criativo campeão, ache o seu público campeão e levante um caixa primeiro para depois fazer o processo de testes infinitos, pois esse fará toda diferença!

TMJ e bora pra cima!

Link para o comentário
  • 0
6 horas atrás, Geraldo Dias disse:

Fala irmão,

Depende do seu orçamento, o ideal é você rodar uns 100 reais nele no mínimo para uma validação mais precisa, tipo:

Na estrutura 1-1-3 ou até 1-1-5 , o mais indicado é que seja 1-1-3...você irá colocar 50 reais em ABO e testar por 2 dias, ao final você terá o seu criativo campeão.

Com prioridade naquele que saiu venda(capricha no criativo logo de cara que aumentará as chances de venda), mas lembrando que o intuito aqui é de testar criativo, achar o campeão para depois fazer teste de público com ele e achar sua campanha ideal para escalar, então não fique desanimado se não sair venda, é super normal.

Depois analisa o seu CTR, aquele que tiver melhor será o seu criativo campeão, aquele que usará para achar o público e segmentação campeã para escalar e ter bons resultados.

Lembrando que teste de criativo nunca deve parar, toda semana coloque testes de criativos na ativa e vai sempre escalando suas campanhas com novos criativos campeões.

Agora caso tenha pouca verba, ache um criativo campeão, ache o seu público campeão e levante um caixa primeiro para depois fazer o processo de testes infinitos, pois esse fará toda diferença!

TMJ e bora pra cima!

Valeu irmão! Esse 1-1-3 seria uma campanha um conjunto é 3 criativos?

11 horas atrás, danielribeiro disse:

Olá.

Mas eu discordo.

Se você usar 1-5-5

Não esqueça de curtir

Obrigado mano🙏🙏  eu poço testar mais de 5 criativos nesse teste de 1-5-1 ou não pode alterar esse modelo de validação ?

12 horas atrás, Luis Silva disse:

Com pouco orçamento?

Eu faço 1-5-5 (com o mesmos 5 criativos em todos os outros conjuntos) ou 1-5-2 (com 2 criativos diferentes por conjunto) e o teste em ABO. Segmentação toda aberta nos conjuntos (segmento só o sexo e idade compradora se necessário)

Não gosto de rodar com pouco orçamento, mas se fosse fazer, deixaria rodar por mais tempo 3-5 dias e usaria a otimização para Initiate checkout (assim eu constato se o criativo tem muito IC ele é relevante ao público)

Quanto a métricas, olho primeiramente se saiu venda com lucro no criativo. Se não... observo CTR de link de cada criativo e o custo por IC. Se o CTR estiver acima de 3% e o custo por IC baixo, mesmo sem venda eu levo esse ou os demais criativos para o teste de públicos.

Obrigado irmão 

Editado por Mayone Rener
Link para o comentário
  • 0
11 horas atrás, Mayone Rener disse:

Valeu irmão! Esse 1-1-3 seria uma campanha um conjunto é 3 criativos?

Obrigado mano🙏🙏  eu poço testar mais de 5 criativos nesse teste de 1-5-1 ou não pode alterar esse modelo de validação ?

Obrigado irmão 

Man.

Se eu tô testando criativo.

Cada criativo e diferente em casa conjunto.

Sobre testar mais conjunto com criativos diferentes... vai depender do seu caixa né.

Um teste anteontem meu.

7 criativos...

1-7-1

2 criativos venderam e outros 2 tiveram MT IC.

Meti para escala agora.

1-1-4

Link para o comentário
  • 0
Em 27/02/2022 em 11:42, @danielribei.ro disse:

Olá.

Mas eu discordo.

Se você usar 1-5-5

Não esqueça de curtir

e se eu testar 1$ por CJ , dá certo n? ( 6 - 7 reais)

Link para o comentário
Atenção: Este conteúdo tem mais de 6 meses desde que foi postado. Verifique se o método ensinado nele ainda é válido para os dias atuais.
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não permitimos. Caso esteja tentando publicar seu número de WhatsApp, lembre-se que isso é proibido expor no Fórum.
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...