Ir para

O Limite da Ética

crks0r1ue1aoc

Posts Recomendados

Em 27/07/2022 em 14:55, crks0r1ue1aoc disse:

Bom dia ratões e ratinhas...

Primeiramente, esse post é apenas uma expressão de opinião.

Sem o objetivo de atacar ou julgar o que é certo ou errado no mercado ou na vida de ninguém...

Tendo isso em vista, se reclina aí na cadeira, e relaxa fofa!

Mas, se você é uma fofolete nervosa, então tape os ouvidos das crianças, e tire o sanduiche da boca para não se engasgar com esse post...

E se você ficar vermelha e não se aguentar de fúria na cadeira, pode gritar pela janela, socar as paredes e soltar sua indignação aí no final do post! S2

Nos últimos dias, venho acompanhando diversos conteúdos sensacionais aqui no fórum...

Fora da curva mesmo, estratégias pensadas e não apenas copiadas da gringa ou de algum canal do youtube...

E alguns questionamentos:

"Isso é ético?" 

Então comecei a refletir, o que é Ético e o que não é?

No final, sempre vamos responder da maneira que nos favorecer...

Quando fizermos algo, sempre será justificável...

Quando seu coleguinha rato fizer e ganhar 10x mais do que você jamais imaginou ser possível... Aí não né! Parou por aí!

"Ei ei ei, eu J-A-M-A-I-S faria isso"

"Que coisa feia, muito feia, como você abraça sua mãe?"

Logo, se é o que você faz para alimentar a sua família, na maioria das vezes poderá ser justificado como ético... (na sua visão)

Afinal, todos nós queremos ser os mocinhos, não é verdade?

Será que é ético vender produtos que não funcionam apelando para a fraquezas das pessoas?

Vendendo fórmulas milagrosas que elas só imaginam nos sonhos...

"Nossa fulano tem ferrari, mas a que custo né, que 171"

Mas quando somos nós, o jogo vira...

Temos sempre uma ótima resposta!

Eu exagerei um pouquinho na copy e entreguei shakes do google?

SIm, mas...

"A pessoa é preguiçosa, ela quer o caminho mais fácil..."

"A pessoa é burra, pelo menos agora ela aprendeu..."

"Teve o que mereceu, no mínimo estamos empatados!"

Parabéns, agora você é ético, afinal a culpa é da pessoa que comprou o produto, você é o bom moço!

Ou então...

"Meu produto funciona!"

Ah funciona? Quantas pessoas perderam 10kg em uma semana bebendo essa m#$@% de shake de amendoim de 97 reais?

Será que é ético vender drogas que podem viciar as pessoas? (saindo um pouco do digital)

"Ah, mas estamos promovendo entretenimento para a pessoa..."

"Ela tem controle sobre o que vai ou não ingerir! Só vendemos o que ela quer."

Aeee! 2x0 pra você!

Roubar leads de outros produtores que pagaram caro para conseguirem...

Fazer spam... (Sendo que a maioria das empresas de telefone ou de cobrança usam essas táticas há anos)

E por aí vai...

Eu vejo que a ética só prevalece até o ponto em que não afeta nosso instinto de sobrevivência... (nossa conta bancária nesse caso)

Alguns mais conscientes, outros menos...

E muitas vezes projetamos frustrações nos outros, falando que nunca faríamos algo...

Sem realmente refletir sobre o que faríamos, caso estivéssemos na posição daquela pessoa...

Quem nunca escutou a frase:

"Nossa, olha aí esse governador safado, arranjou um cargo pra cada familiar"

Sem pensar sobre o que faria na posição dele...

Vejamos, sou governador, minha irmã está desempregada, preciso de uma secretária que vai ganhar 5k de salário pra fazer praticamente nada...

Hmmm... será que eu não faria o mesmo?

Outro ponto importante que temos que tomar cuidado...

Esse mercado é sorrateiro...

É fácil ser honesto quando todos a sua volta são... o mesmo para o inverso.

(quando a maioria não é)

Então, no começo você só vendia produtos se realmente eles fossem de qualidade... (sua ovelhinha fofa!)

Depois você aprendeu que para vender é preciso de uma "proposta única" e que ela precisa parecer extremamente fácil e durar no máximo 15 dias...

Depois aprendeu que o importante é a copy e não o produto... "O produto é o de menos, a copy que tem que ter foco"

Depois você começa a fazer comentários positivos sobre seu próprio produto... (ele é tão bom mesmo que você é o único que elogia ele com comentários fake?)

Depois você começa a pagar pessoas para fazerem depoimentos falsos para o seu produto...

Depois entra em plataformas de vendas que dificultam o reembolso do cliente...

E quando abre os olhos, o que era uma poça de lama que você desviava...

Agora está te cobrindo até o pescoço...

É meu amigo, você tá atolado de merda até a boca...

E o mais grave, você nem percebe, virou algo natural...

E os que percebem, começam a se borrar pesquisando se o que estão fazendo é crime

Fulano foi preso, ai meu Deus! O que ele fez?

Ele fez isso... pera, eu também faço isso... (é crime? não sabia)

Ele fez isso também... eita, eu também faço... (quer dizer que enganar os outros é ilegal?)

Ele fez esse outro... Ah ufa, esse aqui eu não fiz! Graças! Posso ficar tranquilo agora!

Ele também exagerou fazendo esse último...

Eu JAMAIS me rebaixaria a esse ponto, limites né! Eu tenho valores!

Chega a ser cômico hahahaha! Aposto que você já viu esse tipo de situação!

Acho que para concluir, precisamos de algo prático para solucionar o caso.

Obrigado aulas de redação para o enem! (que eu nem fiz)

Solução

Vamos refletir sobre o que fazemos e também as consequências que isso pode acarretar para nossa vida... (nunca é tarde)

Vamos repensar antes de criticar modelos de negócios de outras pessoas como ético ou não, antes de pensarmos o que faríamos no lugar daquela pessoa...

Porque isso é chato pra car#$&@!

Ninguém gosta de julgadores, vamos guardar isso para a próxima temporada do BBB (é biohacker, sua máscara caiu, eu sei que você assiste!)

Até alguns gurus que viralizam com tretas, e batem em todos os mercados "concorrentes", os donos da verdade, Robin Hoods que desmascaram os Beautiful People...

Eu particularmente, não acho uma atitude muito virtuosa, mesmo que eles estejam com razão as vezes...

Enfim, esse foi o post, obrigado pelos 10 minutos da sua existência que você dedicou a essa leitura!

E agora, fofa nervosa... relaxa, eu não me esqueci de você!

Pode soltar toda a raiva do chifre que você tomou semana passada aqui nesse post!

É isso, vamo pra cima que foguete não tem ré!

PS: Só o do Elon Musk, mas estamos falando dos outros

Parabéns pelo post. É bem por aí.

Todos nós tendemos a relativizar as coisas para que não fique tão "feio" para nosso lado. Sempre o que fazemos é o "correto" ou então "justificável" e sempre o que os outros fazem, se é algo minimamente duvidoso, falamos que é extremamente reprovável para criarmos uma certa barreira para aquele tipo de postura.

Mas no fim das contas, ninguém é perfeito assim, quase todos (ou todos) têm teto de vidro. É preciso de humildade para reconhecer as coisas. Tem uma música do Fábio Brazza que ele fala do anel de Giges. (Um conceito que o Platão criou) e de forma rápida/didática ele ensina essas questões. Uma discussão sobre ética/moral etc.... Inclusive vou deixar o link para que possam ver. Às vezes, se uma pessoa ver  e conseguir tiver um insight, já vale a pena.

1 minuto atrás, Sísifo disse:

Todos nós tendemos a relativizar as coisas para que não fique tão "feio" para nosso lado. Sempre o que fazemos é o "correto" ou então "justificável" e sempre o que os outros fazem, se é algo minimamente duvidoso, falamos que é extremamente reprovável para criarmos uma certa barreira para aquele tipo de postura.

Mas no fim das contas, ninguém é perfeito assim, quase todos (ou todos) têm teto de vidro. É preciso de humildade para reconhecer as coisas. Tem uma música do Fábio Brazza que ele fala do anel de Giges. (Um conceito que o Platão criou) e de forma rápida/didática ele ensina essas questões. Uma discussão sobre ética/moral etc.... Inclusive vou deixar o link para que possam ver. Às vezes, se uma pessoa ver  e conseguir tiver um insight, já vale a pena.

@blackrat.ads tu que gosta de filosofia, vai curtir esse vídeo (Eu acho)

Link para o comentário
5 minutos atrás, Sísifo disse:

Video muito foda! Já havia assistido!

Link para o comentário

Cara por isso que bato na tecla que o cliente deve vim em primeiro lugar e somente em segundo o dinheiro.

Se a maioria tivesse essa mentalidade, o mercado seria repleto de produtos fodas e pessoas satisfeitas, o que aumentaria gradativamente a demanda por mais produtos e por consequência própria o dinheiro chegaria as nossas mãos mais facilmente, sem a necessidade de ter que inventar várias palhaçadas em vsl nem nada do tipo.

É aquele negócio, você nunca viu a Porsche ou a Ferrari fazendo copy agressiva nem muito menos aparecendo na TV para tentar vender, e arrisco dizer que você nem verá!

E mesmo assim quem não compraria uma Porsche se tivesse grana? A MAIORIA!  

Isso simplesmente por quê já sabem que o produto é bom e logo quem comprou saiu satisfeito, e ainda indicou para amigos e familiares.

O fato é que a Porsche e a Ferrari se preocuparam na satisfação do cliente e não apenas em tomar o dinheiro dele, com copys e propagandas agressivas que no longo prazo se tornam insustentáveis.

Digo isso por quê olhando pro marketing, fico imaginando como será daqui 30 anos lá nos Estados unidos por exemplo ou aqui mesmo no Brasil, como estará a sofisticação de mercado?

O que más vão ter que inventar para poder vender?

Hoje em dia para um produto de emagrecimento, que o nível de sofisticação é um dos maiores...

Para vender muitos precisam dizer que o produto é derivado de uma  ''nova formula de um chá das ilhas baixas do himalaia que seca 40kg de gordura em 1 dia e meio.'' 

Más até que ponto chegará essa loucura? kkkkkk

Quero ver o que vão inventar quando chegarem no nível 100 de sofisticação.

Link para o comentário
21 horas atrás, Sísifo disse:

Vídeo foda! Difícil achar músicas que fazem sentido hoje em dia...

E quem acha que blackrat é apenas um fórum de marketing digital, não sabe o que tá perdendo! #culturablackrat

Link para o comentário

Bela reflexão! 

No fim, no fundo, todos sabemos se estamos fazendo algo que é ético, mesmo atrás das desculpas que damos para nós mesmos, dos motivos que nos levaram a agir de maneira A ou B.

A desculpa que usamos não é para os haters e julgadores, são para nós mesmos, sempre! 

A mesma moral do MKT digital serve para qq outro negócio... no fim, é só um método de venda, o que conta é o que você faz com essa arma na mão.

#PAS

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
Em 28/07/2022 em 20:31, Sísifo disse:

Que massa essa música, não conhecia. Obrigado por compartilhar!

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • 1 mês depois...

Post pesado irmão, compartilho do mesmo ponto de vista que você, e me pego pensando várias vezes qual o limite da ética nesse mercado que tá afundado faz tempo, inclusive com incentivo de guru pra que os produtores criem seus plrs mesmo sem serem experts, acho isso escrotaço... Mas é o que tu falou, cada um sabe onde o calo aperta e até qual rojão consegue segurar.

É aquele velho ditado "galinha que come pedra sabe o cú que tem"

Link para o comentário
Atenção: Este conteúdo tem mais de 6 meses desde que foi postado. Verifique se o método ensinado nele ainda é válido para os dias atuais.
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não permitimos. Caso esteja tentando publicar seu número de WhatsApp, lembre-se que isso é proibido expor no Fórum.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...