Ir para
  • -1

[AJUDA] COMO FAZER ANÁLISE DE METRICAS?

n5drnsoir4e5rgaue

Pergunta

Pessoal, sou afiliado de um produto com oferta validada no fb ads.

Fiz algumas vendas, mas quero aprender a analisar as métricas de uma vez por todas.

Alguém pode dar um norte?

Recomendam algum conteúdo para consumir?

Quais métricas analisar?

Como saber se o CPA tá bom?

Tmj 🔥

Editado por n5drnsoir4e5rgaue
Link para o comentário

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

As métricas mandam em todo o jogo, se você entende seus números com certeza consegue identificar onde estão os gargalos.

São muitos fatores que influenciam, então inicialmente eu recomendaria identificar se o problema está na sua estrutura ou no facebook.

Por exemplo se uma campanha tem Cliques no link: 17 ; Visualização de conteúdo: 8 ... (8/17) ou seja, 47% de quem clicou realmente viu a sua página então isso indica que sua página está demorando para carregar (aqui você busca por alternativas para melhorar esse carregamento de página e melhorar a métrica).

Busque sempre encontrar o 80/20 da sua campanha (80% do seu resultado com 20% do seu esforço) e não fique tentando descobrir alterando tudo de uma vez como: criativo, duplicando conjuntos etc. Aplique a alteração onde identificar o gargalo e veja o efeito da sua aplicação ... só depois você altera novamente porque se bagunçar tudo a todo instante fica praticamente impossível encontrar o erro já que todos os números mudam. 

Se você encontrar algum treinamento específico para análise de métricas terá uma base legal já que é difícil explicar tudo aqui pelos comentários, mas o que posso dizer é que pra aprender de verdade é apenas no campo de batalha.

Link para o comentário
  • 0
56 minutos atrás, cesarsdr disse:

Cara sempre foca na quantidade de vendas, inicializações de compra e inclusão de informações de pagamento, essas são realmente as métricas validadas que vão fazer tu vender.

Sobre CPA, o ideal é ser menos da metade do lucro com o produto, o meu normalmente fica entre 1/4 - 1/5. em dias ruins entre 1/3 - 1/2.

o resto é resto, só cuidar pra não ter o CPM muito alto (se estiver, seu criativo está ruim ou tá muito mal segmentado, por isso tem q ter outra campanha de público aberto pra comparação, assim vc sabe se é o público ou criativo, mas a maior parte das vezes é o criativo de baixa retenção mesmo)

CPC ideal é sempre abaixo de 0,5.  0,2 é lindo, o máximo aceitável é CPC de 0,8. (isso só se você não tiver inicialização de compra ou venda)

já tive campanha com CPC de 1,0 mas com CPA de 10 pila (ticket q eu lucrava 90 por venda), ou seja, as métricas tavam muito caras mas meu público era tão qualificado que compensava bastante (pessoas q viajaram nos últimos 30 dias = público ultra stonks kkkk)

CTR basicamente diz a qualidade do teu criativo, além do interesse daquele público quanto ao seu anúncio/produto. por isso quanto mais criativo tu fizer e mais público tu colocar dentro de uma campanha, melhor tu vai validar o teu anúncio (só tem q cuidar pra deixar um orçamento aceitável dentro de cada público ou da campanha, recomendo de 15 à 20 pila mínimo por público, tbm recomendo ABO pra testes pq no CBO vc não sabe oq tá vendendo e dando retorno, ele só gasta onde acha melhor).

CTR tem que sempre estar acima de 1%. se não estiver mata teu criativo na hora e faz outro. é basicamente quantas pessoas clicam no teu ad entre 100 (1% = 1 de 100, click-through-rate)

hoje em dia eu raramente segmento, coloco 3 públicos abertos na mesma campanha e só mudo gênero e idade.

nem olho as métricas do criativo, só vejo qual teve mais inicialização de compra e venda, e vou desativando os ruins.

CPC, CPM, E CTR são apenas métricas pra tu cuidar e não deixar elas tão "ruins" ao ponto de deixar caro teus anúncios. o intuito delas é apenas analisar pra achar maneiras de baratear o custo dos anúncios. apenas isso.

quer um exemplo? coloca teu público pra 13 - 18 anos e analisa o teu CPC, CPM e CTR. vai tá lindo, tudo muito barato.

agora, além de só ter venda recusada e cair só boleteiro, tu vai se iludir com as métricas surreais que não demonstram nada do poder aquisitivo ou da vontade real da compra.

no final das contas oq realmente é validado é a quantidade de carrinho, inicialização de compra, inclusão de inf. de pagamento e suas vendas.

quem diz que métrica X ou Y é muito ruim ou muito boa, ou CPC assim ou assado é ruim e não vai vender, é pq não sabe nada de tráfego.

essas métricas só servem pra tu baratear o custo dos anúncios e não perder grana no que é ruim.

como o velho filósofo chinês sun tzu dizia:  如果它正在销售它是值得的.

Ocultar conteúdo

traduzindo: se tá vendendo, tá valendo p*rra

kkkkkkkkk

vou dar uma dica de ouro aqui, lembre-se que cada campanha tem sua inteligência diferente, ou seja, você pode ter uma campanha exatamente igual a outra, mesmo criativo e segmentação, mas a FATIA DE PÚBLICO dela vai ser totalmente diferente (pode até ser parecida, mas diferente)

ou seja, cada campanha é única e tem seu próprio público.

quer uma estrutura boa?

- somente usuários em wi-fi

- inventário completo

- tira messenger, reels e posicionamento meia-boca

1-3-5 ou 1-2-5. deixa tudo com público aberto e só muda gênero e idade (se for produto nichado pra feminino/masculino deixa tudo no mesmo gênero).

depois que tu validar o melhor criativo, duplica a campanha em 1-2-1 ou 1-3-1 (só com o melhor criativo rodando), até encontrar o melhor público e a melhor idade.

o melhor criativo é sempre aquele que vai mais converter e dar inicialização de compra/inclusão de informações de pagamento, não se esqueça.

normalmente oq sobra pra mim é sempre 1-2-1 de público aberto com idades diferentes, vou duplicando e quando vê já tô na escala kkkk fazendo 100+ vendas por dia.

pra facilitar, as siglas de tudo acima:

cpc = custo por click

cpa = custo por compra/aquisição

cpm = custo por mil impressões

ctr = quantidade % de clicks sobre 100

1  - 3 - 5

1 campanha - 3 públicos dentro -  5 criativos dentro de cada público.

é isso meu irmãozito, se seguir oq eu falei aqui com certeza vai ser acima da média, muito sucesso pra ti!

Mostrar conteúdo oculto

quem leu até aqui vai fazer mais de +1m até final do ano

tamo junto!!!

spacer.pngspacer.png

o que você quis dizer com inventário completo? 

Link para o comentário
Atenção: Este conteúdo tem mais de 6 meses desde que foi postado. Verifique se o método ensinado nele ainda é válido para os dias atuais.
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não permitimos. Caso esteja tentando publicar seu número de WhatsApp, lembre-se que isso é proibido expor no Fórum.
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...