Jack Flint Postado Julho 31, 2023 Denunciar Compartilhar Postado Julho 31, 2023 galera, antes de tudo gostaria de dizer que isso não vai contra o post "como ficar viciado em estudar", e pode ser visto como um complemento, e o que eu falar aqui foi baseado no que estudei e estudo diariamente sobre neurociências e comportamento vamos lá... provavelmente muitos, assim como eu, ao querer estudar ou ver a necessidade disso, buscam algum método ou técnica de estuda indiana para retenção extratosférica do conteúdo, como Pomodoro, método Fleynman, não sei o que no Notion, o próprio Zettelkasten usando o Obsidian como foi dito no post, e milhares outras, esses métodos e técnicas podem e com certeza vão te ajudar a render mais nos estudos, mas pode acontecer (e provavelmente já aconteceu com você ou acontece todos os dias) de: 1- não lembrar de nada 2- não COMEÇAR a estudar, e ficar procurando a técnica perfeita 3- não conseguir sustentar esse comportamento a longo prazo (só enquanto está motivado depois de ver a técnica de estudo milenar e nova que vai mudar sua vida, e depois de 3 dias não querer saber mais disso) dito isso, e mais centenas de experimentos e estudos, coloque na sua mente que: O QUE VAI FAZER VOCÊ ESTUDAR, NÃO É A TÉCNICA o que é, então? você tem que ver claramente uma FUNÇÃO no comportamento de estudar, algo "intrínseco", como: ser melhor, ter mais conhecimento(o que pode ser reforçador ao conseguir conversar com mais pessoas, ou agregar valor com palestrantes em algum evento e melhorar o networking, etc), vencer um conteúdo se estudar por estudar, porque alguém disse que você tem que fazer isso, você não vai aprender nada, não vai lembrar de nada, e não vai querer continuar fazendo isso tem que enxergar o estudo como AUTO-DESENVOLVIMENTO(isso é uma boa função para um comportamento) isso com o passar do tempo vai te fazer ficar motivado(dopamina) ao pensar em estudar (aí você venceu) além de que, a dopamina é ESSENCIAL para a neuroplasticidade, que é ESSENCIAL para todo e qualquer aprendizado e memória MAS A TÉCNICA DE ESTUDO NÃO FAZ NENHUMA DIFERENÇA? Se te ajuda, é o que importa, mas é mais importante ter uma função no comportamento do que qualquer técnica de estudo ESTUDAR É UM COMPORTAMENTO ATIVO --> O QUE ENVOLVE ESFORÇO PARA SE ESFORÇAR, PRECISA DE MOTIVAÇÃO(não é a motivação do seu guru) e sim uma função, reforço para aquele comportamento --> ou seja, se tem motivação, FICA FÁCIL fácil de estudar, fácil de continuar estudando e melhor para lembrar e aprender (neuroplasticidade) e para ajudar ainda mais, um estudo publicado na SCIENCE ou PNAS se não me engano, mostrou com experimento que o melhor método de estudo é a REVISÃO ATIVA + TESTES se quiserem que eu traga esse estudo + explicação aqui, comentem "alguma coisa" então para finalizar, pare de buscar método de estudo milagroso antes de buscar uma função clara para o comportamento de estudar... abraço e bons estudos --> tentei passar a mensagem da forma mais resumida e clara possível, que é o que importa, mas saiba que isso já está mais que comprovado se quiserem que eu faça outro post mais detalhado, só falar também, tmj não esquece de comentar se quiser o post sobre as técnicas de estudo, ou alguma outra coisa, valeu comenta aqui o que achou, ficou alguma dúvida? (deixa o like) Matthew.7 e IniciAnta reagiu a isso 1 1 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
YoutuberYoda Postado Janeiro 6, 2024 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 6, 2024 Mano, curti demais a visão de que a motivação pra estudar tem que vir de uma função real e não só de técnicas. Mas tipo, vc falou que a dopamina é essencial pra neuroplasticidade e aprendizado, como que a gente pode aumentar essa dopamina de forma consistente pra manter o pique nos estudos? Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
a8u9ozposua Postado Janeiro 25, 2024 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 25, 2024 Cara, achei massa essa parada de ter uma função real pro estudo, faz todo sentido. A técnica é só um meio pra chegar lá, mas o que importa mesmo é a motivação interna. Agora fiquei curioso com essa de revisão ativa + testes ser o melhor método, traz sim esse estudo e a explicação que vc falou, quero saber mais! Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Mestre Tiktok Postado Março 5, 2024 Denunciar Compartilhar Postado Março 5, 2024 Mano, sacada interessante essa de que a motivação pra estudar vem mais da função que a gente vê nisso do que das técnicas, faz sentido pra caramba. Mas fiquei na dúvida, vc mencionou que a revisão ativa + testes é o melhor método segundo um estudo, como que funciona essa revisão ativa? Pode explicar rapidão? Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Flaubers Laubers Postado Abril 13, 2024 Denunciar Compartilhar Postado Abril 13, 2024 Mano, show de bola essa visão de que a motivação pra estudar tem mais a ver com achar uma função que faça sentido pra gente do que só se embasar em técnicas. Acho que isso tira um peso das costas, tipo, não precisa ficar na neura de achar a técnica perfeita. Sobre essa parada da dopamina ser chave pra neuroplasticidade, seria legal se vc trouxesse mais info, pq aí ajuda a galera a entender como que pode usar isso a favor dos estudos. E sobre a revisão ativa + testes, super topo ver esse estudo explicado, então "alguma coisa" aí, traz esse conteúdo sim! Vai agregar demais. Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Posts Recomendados