Ir para

SAZONALIDADE: COMO LIDAR?

Gabriel Belmonte

Posts Recomendados

Fala ratinhos!

Seguinte, sempre tive dúvidas que permeavam sobre a sazonalidade, e como ela afeta a operação em um todo.

Estou validando um novo projeto, e hoje aconteceu algo muito incomum. Incomum mesmo. Nunca tinha acontecido nada assim em outro projeto.

Nessa fase de validação ainda estou investindo bem pouco, cerca de R$400 / dia. Venho tendo um bom resultado nos ultimos dias, mantendo um ROAS de 2,3.

Mas hoje simplesmente não vendeu 1 real se quer, mesmo todas as métricas do funil se mantendo como nos outros dias.

Assim que tinha gasto duas comissões, e sem nada de vendas, eu já reduzi o orçamento da campanha, pra não ter que desativá-la e perder todo o aprendizado.

Eu entendo que periodos sazonais existem, e existem dias que vendem menos do que outros, mas isso nunca tinha acontecido comigo.

Queria muito ouvir a opnião de vocês sobre o assunto, e como fazem pra contornar isso da melhor forma!

Link para o comentário

Lateralização. Assim como o Xingu falou.

Em quanto mais clusters você tiver imprimindo seu anúncio, menor o impacto de sazonalidades. Pois o evento sazonal (época do mês, por exemplo) de um, não necessariamente vai estar acontecendo em outro.

A menos claro, que seja algo a nível nacional (feriado, por exemplo). Ai a melhor saída é desconto. (Somente hoje, oferta especial de X).

Link para o comentário

@Gabriel BelmonteMano, qual o seu nicho? Por aqui ontem também foi fraco, só fiz 2 vendas, e também tive dias de nao vender 1 real só.

O mais espantoso, é que já aconteceu de em 1 dia vender 4.000, no outro nao vender NADA, e no próximo voltar com 2 a 3.000...

Fico na BAD nesses dias, mas eu checo todo o funil, e se tiver tudo funcionando direitinho, só resta mesmo esperar mano.

Vou começar a lateralizar como falaram, eu levantei 1 perfil aqui, mas ja gastei pakas e nao saiu nenhuma venda com ele, chega dá um desânimo, mas vamos que vamos!

Link para o comentário

Pessoal, obrigado pela ajuda! vou começar a fazer isso. Lateralizar em mais contas. Ao invés de investir tudo em uma unica conta, vou fracionar o orçamento, e também colocar mais alguns criativos pra jogo.

1 hora atrás, Alvo Dumbledore disse:

@Gabriel BelmonteMano, qual o seu nicho? Por aqui ontem também foi fraco, só fiz 2 vendas, e também tive dias de nao vender 1 real só.

O mais espantoso, é que já aconteceu de em 1 dia vender 4.000, no outro nao vender NADA, e no próximo voltar com 2 a 3.000...

Fico na BAD nesses dias, mas eu checo todo o funil, e se tiver tudo funcionando direitinho, só resta mesmo esperar mano.

Vou começar a lateralizar como falaram, eu levantei 1 perfil aqui, mas ja gastei pakas e nao saiu nenhuma venda com ele, chega dá um desânimo, mas vamos que vamos!

Esse projeto em específico, ganhar dinheiro, irmão

Link para o comentário

Tem outra coisa:

Muita gente no mercado duplica campanha/conjunto várias vezes pra matar em 24h, eu sinceramente não consigo viver dessa forma. Na verdade, todas vezes que tentei isso, deu muito errado. As nossas melhores campanhas são as que eu menos mexo. Já aconteceu dezenas de vezes de ter alguma campanha com métricas ruins, e só por esperar 1 ou 2 dias, ela melhora.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
Em 19/05/2022 em 19:26, Xingu disse:

Tem outra coisa:

Muita gente no mercado duplica campanha/conjunto várias vezes pra matar em 24h, eu sinceramente não consigo viver dessa forma. Na verdade, todas vezes que tentei isso, deu muito errado. As nossas melhores campanhas são as que eu menos mexo. Já aconteceu dezenas de vezes de ter alguma campanha com métricas ruins, e só por esperar 1 ou 2 dias, ela melhora.

Verdade já fiz muito isso também, deixava a campanha seguir seu curso normal e voltar a vender magicamente, mas sempre tem que ter um limite, passou desse limite mexe, 3 dias eu diria. Antes de 3 dias eu não mexia em nada, fazia campanhas novas no máximo do mesmo produto.

O que eu me ferrei foi o seguinte, testar muitos produtos white, isso literalmente deixou uma empresa minha com outra pessoa a beira da falência.

Já em outra empresa só testo o que vendendo MUITOOO absurdamente nos concorrentes do mesmo mercado que atuo, e cara, praticamente 100% dos produtos assim são blacks, e essa empresa não aconteceu a mesma coisa dessa outra empresa ai. Isso deixou um pardigma em minha mente que só é possível vender produtos black no Facebook de forma mais escalável e rentável (PROMESSA MUITO FORTE). Muito dificil eu mudar de opiniao sobre isso e voltar a testar white.

Link para o comentário
Atenção: Este conteúdo tem mais de 6 meses desde que foi postado. Verifique se o método ensinado nele ainda é válido para os dias atuais.
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não permitimos. Caso esteja tentando publicar seu número de WhatsApp, lembre-se que isso é proibido expor no Fórum.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...