Copymate Postado Agosto 26, 2022 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 26, 2022 Ótimo conteúdo para se debater, parabéns. Brasil #1 Weslley reagiu a isso 1 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Weslley Postado Agosto 26, 2022 Autor Denunciar Compartilhar Postado Agosto 26, 2022 16 horas atrás, Dollynho Ads disse: Ótimo conteúdo para se debater, parabéns. Brasil #1 É um assunto que merece atenção de todos nós, valeu <3 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
O Gótico Postado Agosto 27, 2022 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 27, 2022 (editado) Em 25/08/2022 em 17:03, Leandro disse: Cara, eu entendo e concordo completamente com o seu ponto de vista, no que tange a medicina alopática. O que dá dinheiro é diminuir os sintomas de doenças crônicas. Orientar o paciente para que ele cuide da raiz do problema, tendo um estilo de vida mais saudável para evitar os sintomas, não é lucrativo. Só que é o seguinte mano, a gente não pode cair no erro de justificar o erro de um, com o erro do outro. Por mais que não seja a sua intenção, fazer esse tipo de comparação acaba justificando a conduta errada dos arrombados do marketing digital, e só nós temos a perder com isso. Também acho completamente errado o modus operandi da indústria farmacêutica, só que estamos falando de poucas dezenas de industrias que controlam todo o mercado mundial, de centenas de bilhões de dólares anuais. Esses caras podem fazer o que quiserem, literalmente, eles tem lob no planeta inteiro. O poder que esses caras tem está além da nossa compreensão. São eles que ditam parte das regras do jogo que estamos jogando. Enquanto isso o faturamento do mercado de marketing digital, em especial o de infoproduto, é fracionado entre milhões de pessoas a nível mundial. Somos meros mortais comparados a eles. Todas as regras do jogo, e consequências dos nossos atos errados, serão utilizados contra nós meros mortais, mas contra eles nem sempre isso acontece. Por mais injusto que seja a conduta da indústria farmacêutica, nós temos que zelar pelo nosso mercado, levando em consideração a nossa realidade, não a deles. É desonesto, imoral, desumano, e muitas vezes ilegal enganar as pessoas na internet? Com certeza! Mas mesmo que a gente não tivesse pena dos nossos clientes, racionalmente falando ainda continua sendo mais vantajoso zelar pelo nosso mercado, batendo de frente com quem faz merda. Porque no longo prazo uma hora a casa cai mano, e só nós perderemos com isso. Seja porque o mercado vai ficar mal falado, e as pessoas vão passar a confiar cada vez menos, seja porque algumas pessoas vão começar a serem presas. Independentemente de qual é a nossa motivação, seja ela humana ou financeira, nós só temos a ganhar batendo de frente com quem está fazendo merda no MD. Não podemos relativizar os erros de quem trampa no mesmo mercado que a gente. Muito bem pontuado, uma coisa não anula a outra. Como você mesmo disse, minha intenção era apenas salientar que não exatamente por "ser médico", significa que o que é passado para o paciente é o tratamento mais adequado para ele, na maioria das vezes é tão somente aquilo que é ensinado ao médico, e, o que dá mais lucro pra indústria farmacêutica, exatamente como você disse. Concordamos nisso. E também concordo que, no fim, nós somos seres diminutos diante desse lob global, e o elo mais fraco onde a corda estoura quando aparece gente vendendo produtos falaciosos e/ou fraudulentos. E que cabe a nós bater de frente sim com esse tipo de coisa que suja o mercado, contudo, não se baseando cegamente no que a medicina convencional tem a dizer, porque ela também presta os seus "desserviços". É isso aí mesmo! sz Em 26/08/2022 em 00:25, Ribak disse: Cara o que você tá falando é basicamente um efeito Dunning-Kruger, aprendeu um beabá sobre um assunto da saúde e se vê na condição de dissertar sobre ele mas desconhece o outros 99% do tema. Veio falar “médicos ignoram hipotireoidismo subclinico” rsrsrs… Nesse espaço não tem como eu te dar uma aula de bioestatística e explicar o porque pacientes com hipotireoidismo subclinico não tem indicação de tratamento (a não ser gestantes). E isso serve para os demais temas da saúde. Você leva mais da metade da faculdade de medicina pra parar se achar a maior topeira do mundo e COMEÇAR a entender de fato o que está escrito num parágrafo de um livro de medicina, porquê para adquirir um conhecimento novo, para entender a explicação sobre um assunto, muitas vezes é necessário uma base (que ainda não foi criada), e o sujeito apanha muito até começar a ter essa capacidade cognitiva. Aí você acha que vai se “debruçar sobre um tema” e vai ser capaz de orientar alguém sobre… 🥴🥴🥴 Entendo que meu comentário soa bastante delicado, mas algo que me soa ainda mais, é a gente atribuir um rótulo ao posicionamento de alguém, com base no que a gente acha que sabe sobre o que aquela pessoa realmente sabe do tema. Concorda que tudo que eu disse aqui é bastante superficial, para que você lance uma retórica de viés cognitivo da minha parte, sem saber quanto tempo, como, quando e onde eu dedico meu tempo, estudos e o que eu sei ou não sei sobre o abordado tão simploriamente aqui? Sobre a questão da aula, eu aceitaria de bom grado, mas se me permite um adendo informacional, hoje em dia já é defendido sim a importância do diagnóstico, que embora difícil, é possível, para hipotireoidismo subclínico, e também já existem protocolos de tratamento e a indicação para tal, publicados tanto na The Lancett quanto na The American Journal of Medicine, e você não precisa ficar com o que eu digo aqui, aliás nem deve, pode pesquisar por si só, em inglês. Por exemplo, dentro de um dos cursos de Pós Graduação da Uningá em parceria com o Lair Ribeiro - cardiologista e nutrólogo - (médico que muita gente trata com desdém aqui no Brasil, mas é o Brasileiro que, por exemplo, mais publicou artigos de cardiologia em conjunto com o Dr. Braunwald - maior cardiologista da história), ele defende a análise de hipotireoidismo subclínico, com aferição recorrente da temperatura corporal por termômetro de mercúrio durante o despertar, como principal método de identificação. Também defende o tratamento, afinal, um quadro alongado de hipotireoidismo subclínico acarreta numa série de outros problemas. Isso não é uma teoria surgida do nada, é, na verdade, um estudo presente num livro que é considerado o principal material sobre hipotireoidismo do mundo, atualmente, se você quiser, eu pego o nome do livro certinho e te passo depois, embora você também deva ser capaz de pesquisar e encontrá-lo. E existem muitos médicos, que geralmente são aqueles que tem um currículo mais extenso, que mais estudaram lá fora e que mais se atualizam e etc, batendo justamente na tecla de que a medicina alopata está ultrapassada e que todos os profissionais da saúde deveriam se concentrar, sobre tudo, em estudar as novas descobertas da medicina no que tange a saúde - que foi o foco do meu comentário - (e algumas nem são novas, só não é conveniente que isso seja aprendido ou difundido pelos médicos que estão sendo formados). A crítica, em si, não é nem de longe ao médico, mas é ao sistema que engessa e molda a maioria dos médicos dentro de uma doutrina específica e convenientemente armada, em todo o mundo, porque a alopatia é muito lucrativa. Mas está cada vez mais sendo contestada com novos estudos e comprovações. Enfim, estes também são temas muito amplos para debatermos aqui. Que um médico estuda muito, isso é mais do que óbvio, e inclusive estuda muita coisa que não exatamente precisava, como em toda e qualquer faculdade. Não foi esse o ponto a que me referi. É bastante delicado hoje a gente pressupor que só porque alguém não é formado em algo, é ignorante a cerca de um tema, ou que "acha que sabe alguma coisa porque estudou um pouquinho"... No meu antigo mercado de informática, o maior profissional de marketing da América Latina, era engenheiro mecânico. O profissional de eletrônica mais foda do BR que ensinava engenheiro em curso e mandava report de projeto para a engenharia das fabricantes na China, não concluiu o ensino médio. E tem muito cara aqui no fórum que entende muito mais sobre marketing a nível conceitual do que metade dos meus professores na faculdade, e todos eles tinham formações acadêmicas absolutamente impecáveis. Da mesma forma, minha esposa inspirou uma professora dela a se reciclar totalmente como nutricionista, porque a aluna estava mais bem informada do que a mestra. Hoje em dia, com a internet, nós não só temos acesso a todos os tipos de livros, como, se quisermos podemos adquiri-los, eu mesmo já li dois livros técnicos sobre temas específicos para profissionais da medicina, porque me interessava, e como alguém já não tão leigo, pude compreender o que estava sendo passado. Assim como também possuímos o acesso a toda informação resumida e simplificada. Existem excelentes médicos que por exemplo, dão "aulas" simples, de dez ou 15 minutos no próprio youtube com foco em outros médicos e alunos de medicina, trazendo esse conhecimentos recentes, com uma didática e comunicação que alcança também pessoas comuns que se interessam mais pelo tema, sem contudo, abandonar a veracidade do assunto que está abordando, que geralmente está ancorado num estudo conduzido por médicos mais especializados do que ele naquele tema, por legarem a vida deles naquele estudo, complexo, difícil, mas que chega pra gente resumido e simplificado. E isso praticamente se repete em tudo, existem coisas que eu paguei caro, penei muito pra aprender no passado, e me achava foda por isso, fiz curso de meses, e hoje você pega o conceito num vídeo de 5 minutos no youtube sendo ensinado por um nerd de 19 anos. Mas a gente tem uma mania de "endeusar" a medicina, o direito, a engenharia, como se fosse algo possível de ser compreendido ou aprendido a nível básico, só por quem é formado na área, sem se dar conta, por vezes, que todos passaram pela escola normal, e o cara que decidiu ser médico poderia ter escolhido ser engenheiro, e vice-versa, ou ter largado tudo e vindo vender PLR no facebook ads. Eu mesmo passei em 3 vestibulares de engenharia, mas no fim, escolhi Marketing porque já estava trabalhando na área e tinha uma proposta pra entrar numa empresa americana. Talvez você seja médico e isso não te impediria de se tornar advogado no futuro e assim por diante, bem como não te impediu de estar aqui. Minha esposa era adv e agora está se formando em Nutri. Nós somos capazes de aprender qualquer coisa, desde que nos empenhemos para tal. Se em vez de gastar meu tempo com cerveja artesanal e carro turbo, como um amigo meu que é médico faz, eu gosto de estudar sobre saúde e aprender com minha esposa, é natural que em algum momento ao longo desses anos, em algum tema, eu acabe sabendo mais sobre determinado aspecto que ele e até atualizando ele de alguma informação, como já aconteceu umas duas ou três vezes. É o que eu penso, com todo o respeito, e sem qualquer intenção de atribuir rótulos ou diminuir alguém. =D Editado Agosto 27, 2022 por O Gótico Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Buzz Lightyear Postado Agosto 29, 2022 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 29, 2022 Eu acho que tu deveria fazer o teu e esquecer o resto irmão. Não vale a pena a perda de tempo. Isso sempre vai ter (falsas promessas), em qualquer mercado. Ao infinito e além! Lightyear, Buzz. O Gótico e elomusk222 reagiu a isso 2 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
elementttt Postado Agosto 30, 2022 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 30, 2022 Em 26/08/2022 em 00:25, Ribak disse: Cara o que você tá falando é basicamente um efeito Dunning-Kruger, aprendeu um beabá sobre um assunto da saúde e se vê na condição de dissertar sobre ele mas desconhece o outros 99% do tema. Veio falar “médicos ignoram hipotireoidismo subclinico” rsrsrs… Nesse espaço não tem como eu te dar uma aula de bioestatística e explicar o porque pacientes com hipotireoidismo subclinico não tem indicação de tratamento (a não ser gestantes). E isso serve para os demais temas da saúde. Você leva mais da metade da faculdade de medicina pra parar se achar a maior topeira do mundo e COMEÇAR a entender de fato o que está escrito num parágrafo de um livro de medicina, porquê para adquirir um conhecimento novo, para entender a explicação sobre um assunto, muitas vezes é necessário uma base (que ainda não foi criada), e o sujeito apanha muito até começar a ter essa capacidade cognitiva. Aí você acha que vai se “debruçar sobre um tema” e vai ser capaz de orientar alguém sobre… 🥴🥴🥴 Boa! Achei também que o comentário parece uma lead de um VSL para apresentar um encapsulado pra vender hahhahahahahahah Mas é isso mesmo... É um assunto que muitos só vão entender depois dos 6 anos de faculdade + residência, imagina quem não é da área. O Gótico reagiu a isso 1 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Adulto Black Postado Agosto 31, 2022 Denunciar Compartilhar Postado Agosto 31, 2022 Em 25/08/2022 em 12:02, O Gótico disse: Eu fugir um pouco do objetivo, mas sem abandonar o contexto, e talvez... possa ser mal interpretado. Provavelmente, não é esse o caso desse reclame aqui, porém, vou deixar a reflexão,... Hoje em dia... Médico não tá sendo sinônimo de credibilidade mais não. Muitos não. Na real que se você passar 2 horinhas pesquisando bem na internet, você chega muitas vezes no consultório, sabendo mais da sua doença do que o médico generalista que você vai confiar, e que, por exemplo, no caso de muita gente que não dispõe de um atendimento mais especializado (e nem to falando de SUS não, tem muito convenio que voce é barrado na especialidade mesmo), vai te mandar tomar uma merda de remédio que não trata a causa, só o sintoma. Uma coisa que a galera meio que desconhece, é que a medicina ainda é halopata. Os médicos entendem muito de diagnosticar doenças e prescrever drogas contra essas doenças, mas eles não exatamente entendem de saúde... Outra coisa que, em geral, eles te tratam por "média". Até análise de exame laboratorial é mensurado de forma incorreta, os valores de referência não são valores saudáveis, são valores médios. Ou seja, se voce tiver 50% da população com um problema em determinado aspecto que afete os exames dela, então voce terá 50% de alteração nos valores de referência que vão passar a computar essas pessoas não saudáveis no índice de "normalidade". A medicina da saúde ainda é nova, se comparada a medicina de diagnósticos e a "medicina da doença". Temos hoje muitos médicos levantando essa bandeira, e, por exemplo, indo contra a tradição de receitar remédio patenteado, e tentando abordagens mais naturais (e na grande maioria das vezes, com resultados muito expressivos em diversos tipos de doença sem efeitos colaterais que os fármacos possuem). Exemplo, eu passei a infância e adolescência inteira e uma parte da vida adulta, sofrendo com diagnóstico de sinusite e enxaqueca crônica, que analgesico nenhum aliviava as crises... E dale remédio... Um belo dia, estudando sobre reeducação alimentar e etc, me deparei com uma aula sobre glúten e descobri que era muuuuuito comum pessoas terem sensibilidade ao glúten e que um dos principais sintomas era "enxaqueca" e "sinusite". Desde 2017 eu não tenho crise de enxaqueca mais. Sobre diabetes, é assim cara, não tem cura, assim como minha sensibilidade a gluten não tem cura, mas da pra voce viver como se a diabete não estivesse ali, se voce se cuidar para que os agentes de manifestação dela não se ativem, assim como, por exemplo, eu nunca mais tive enxaqueca, só de reduzir brutalmente o consumo de glúten e açúcar. Se alguém aqui do grupo fez faculdade de marketing nos últimos 10 anos, sabe que aprendeu um monte de coisa que não se usa mais, e outras que foram até ensinadas de forma equivocada, principalmente considerando a realidade atual do mundo. Pra me tornar um bom profissional de mkt eu tive que jogar metade do que aprendi na faculdade de mkt fora e reaprender, e nem to falando de MD não, to falando do tradicionalzão de escritório. Não pensem vocês que no ramo do comércio educacional da saúde vai ser muito diferente. Um dos meus melhores amigos se formou em medicina há 2 anos, e minha esposa está formando nutri, e em ambos os casos, eles aprenderam coisas defasadas na faculdade, como, por exemplo, a faculdade de nutrição (uma das particulares mais famosas do BR em nutri) ensinar em 2021 o padrão de análise de distúrbio de tireoide com as referências e normativas antigas, que foram alteradas em 2006 e depois posteriormente em 2011. E eles ainda estavam usando a referência anterior a essa. Os labs BR usando a de 2006, e a faculdade usando a de antes disso em 2021, quando a OMS já tinha anunciado a norma nova em 2011. Já tá mais do que dito que a maior parte dos casos de distúrbio hipotireoidianos em mulheres são "subclínicos", mas 90% dos médicos simplesmente ignoram isso e não fazem o teste na pessoa, que, leiga, nunca vai descobrir o hipotireoidismo subclínica. E daí por diante... Então... Tem médico que tá ajudando tanto quanto o moleque que vende PLR de tomar chá de picão pra tratar hemorroida. O lance é, quem vai desenvolver um produto, realmente se debruçar sobre o tema para entregar algo de qualidade. É que muita gente tem a visão curta e não se liga, que isso nem se trata só de ética, mas também de ganhar mais dinheiro mesmo... Galera do "LTV com PLR" tá ligada nisso... Reli esse comentário hoje mais uma vez, merecia um post esse comentário, parabens Gótico! 👊🏻 O Gótico reagiu a isso 1 Amei Obrigado Haha Uau Triste Grr Curtir × ❤️ Favoritar Citar Link para o comentário
Posts Recomendados